Sorteio passa a ser a forma de ingresso no Colégio de Aplicação da UFPE

Modelo adotado temporariamente na pandemia passa a valer definitivamente

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensa~o (Cepe), publicou uma nova resolução que define os critérios para ingresso no Colégio de Aplicação (CAp). A partir dela, fica estabelecido que a forma de ingresso no colégio passa a ser o sorteio público em definitivo. O modelo será adotado tanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, quando implementado, quanto no 6º ano do Ensino Fundamental II e para as vagas ociosas e remanescentes. A Resolução nº 15/2023 do Cepe pode ser acessada no Boletim Oficial e passa a valer a partir de 2 de outubro. O edital do sorteio deve ser publicado no início do mesmo mês.

Até o ano de 2019, o exame de seleção foi aplicado para acesso ao 6º ano do Ensino Fundamental II e para interessados em concorrer às vagas ociosas ou remanescentes. Durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, a universidade estabeleceu que o sistema de sorteio seria utilizado para todas as séries e vagas do colégio. A determinação, aplicada por meio da Resolução nº 06/2021 do Cepe, seguiu as recomendações das autoridades sanitárias. Naquele momento, o objetivo era evitar aglomerações.

O diretor do CAp, Erinaldo Ferreira do Carmo, contextualiza a adoção do método de sorteio para ingresso em todas as séries a partir da nova resolução. “Até 2019, a entrada de novos alunos se dava por meio de provas (língua portuguesa, matemática e redação). A partir de 2020, em virtude da pandemia, tivemos que realizar sorteio como forma de ingresso. O sorteio ocorreu por três anos consecutivos: 2020, 2021 e 2022. Agora, em 2023, o ingresso voltaria a ser por meio de provas. Mas, por meio da avaliação feita pelos docentes e equipe técnica que acompanham os estudantes ingressantes, identificou-se que o modelo pode ser mantido definitivamente. Foi percebido que a capacidade de aprendizagem não mudou com o novo perfil de alunos. O sorteio democratiza o acesso ao colégio, garantindo as mesmas oportunidades aos diferentes estratos sociais e ofertando um ensino de qualidade aos estudantes contemplados no sorteio”, explica.

O diretor destaca ainda as ações que a UFPE mantém para receber os estudantes que têm ingressado no CAp. “A universidade tem investido na política de acessibilidade e permanência. Assim, parte dos estudantes do colégio é acompanhada pelo serviço de assistência social e recebe uma bolsa de assistência estudantil para complementar as despesas de deslocamento. A escola também oferece aos seus estudantes alimentação (lanche matinal e almoço)”, descreve.

A coordenadora do Ensino Fundamental do CAp, Fernanda Melo, é uma das professoras que têm acompanhado as novas turmas. Ela explica como ocorreu a transição de um modelo de ingresso para outro. “Desde o momento de pandemia, quando estivemos no ensino remoto, o processo se deu integralmente por sorteio, porque não conseguiríamos realizar um concurso de modo presencial. Porém, essa discussão já existia no CAp UFPE, com justificativas anteriores às restrições geradas pela pandemia. Posso citar como justificativa, por exemplo, o fato de o sorteio possibilitar o acesso a um perfil mais diversificado de estudantes. O ingresso através do sorteio agora está oficializado e foi discutido, votado e aprovado internamente, não mais estando atrelado à pandemia”, explica.

Fernanda conta um pouco o que mudou com a nova forma de seleção de alunos e alunas. “Nós estamos acompanhando o perfil de estudantes que estão ingressando e percebemos uma maior diversidade em relação ao perfil socioeconômico e às escolas de origem. Além disso, a questão pedagógica apresenta, sim, desafios e necessita de adaptações. Isso gera uma necessidade de olhar para o nosso currículo, questão que é contínua e processual”, conta. A professora explica que também é necessário pensar em projetos que possam dar suporte a estudantes que ainda precisam consolidar questões dos anos anteriores ao 6º ano.

Além de definir o modelo de ingresso no colégio, a Resolução nº 15/2023 do Cepe também trata do quantitativo de vagas; da reserva de vagas para candidatos de escola pública; da reserva de vagas para candidatos com deficiência; do processo de sorteio; da eliminação do candidato; e da matrícula. A nova resolução revoga as resoluções anteriores da UFPE que tratam do mesmo tema, a Resolução nº 24/2017 do então Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e a Resolução nº 06/2021 do Cepe.

sorteio2024@capufpe.com

Data da última modificação: 25/09/2023, 16:38