Sinfonieta UFPE e Coro da Academia de Ópera e Repertório apresentam concerto coral-sinfônico “Brahms 190 Anos”

Com estas apresentações, encerra-se a temporada artística 2023 dos dois grupos

Da assessoria do espetáculo

A “Sinfonieta UFPE” e o “Coro da Academia de Ópera e Repertório da UFPE” encerram a Temporada Artística 2023, amanhã (2), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com o concerto “Brahms 190 anos” em comemoração ao 190º aniversário de nascimento do célebre compositor alemão. Esse concerto faz parte da série “Grandes Mestres da Música Clássica”, e tem a direção artística e a regência do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE. A entrada é franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do concerto, na bilheteria do teatro.

Johannes Brahms nasceu em Hamburgo no dia 7 de maio de 1833 e faleceu em Viena, no dia 3 de abril de 1897. Foi uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX e um dos mais proeminentes compositores alemães e de toda a história da música erudita. Deixou um legado de obras musicais valiosíssimo para a humanidade, com destaque para as suas quatro “Sinfonias”, as aberturas “Festival Acadêmico” e “Trágica” e “Um Réquiem Alemão” – obra de grande vulto para solistas, coro e orquestra.

Neste concerto, serão apresentadas as obras: Abertura “Festival Acadêmico”, Op. 80, as Variações sobre um tema de Haydn, Op. 56 e o Aleluia do Triumphlied, para coro e orquestra.

“Essa é a nossa quinta temporada artística, de modo que estamos muito felizes pelo que pudemos realizar nesse ano de 2023. Tivemos atividades voltadas à formação e ao aperfeiçoamento técnico-musical dos alunos e extensionistas que participam dos nossos projetos e apresentamos o IV Festival de Ópera de Pernambuco, evento de caráter inédito em nossa região, com as óperas ‘O Professor de Música’ (Il Maestro di Musica), de Giovanni Battista Pergolesi; ‘Júlia, a tecelã’, de Wendell Kettle e ‘La Traviata’, em comemoração aos 210 anos de nascimento do compositor Giuseppe Verdi. Foi, sem dúvida, uma grande empreitada”, afirmou o maestro Kettle.

“É, portanto, com muita alegria e senso de dever cumprido que encerramos a nossa Temporada Artística 2023 com mais um concerto da série ‘Grandes Mestres da Música Clássica’ em celebração aos 190 anos de nascimento desse grande compositor que é Johannes Brahms. Todos estão cordialmente convidados”, concluiu.

MAESTRO E REGENTE - Wendell Kettle é doutor em Regência Sinfônica e Operística pelo Conservatório Estatal “Rimsky-Korsakov” de São Petersburgo – Rússia, onde recebeu a orientação do maestro Aleksander Polischuk (performance) e do professor Vladimir Goryachyr (tese), com bolsa do Programa de Doutorado Pleno no Exterior da Capes. É mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde teve como orientador o maestro Henrique Morelenbaum; é bacharel em Música com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde estudou regência com os maestros Samuel Kerr, Jorge Salim Filho e Ronaldo Bologna, e composição com Villani-Côrtes, Edson Zampronha e Eduardo Escalante.

Foi membro dos programas de aperfeiçoamento, como regente, da Academia do Teatro Mariinsky (São Petersburgo) e do Teatro “Helikon-Ópera” (Moscou). Desde junho de 2016, é professor de Regência do Departamento de Música da UFPE, onde criou os projetos de extensão “Sinfonieta UFPE” e “Academia de Ópera e Repertório da UFPE”, com os quais tem desenvolvido intenso trabalho artístico-musical e temporadas com concertos e óperas, desde 2017, em Pernambuco.

Data da última modificação: 01/12/2023, 15:47