Simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente será amanhã (22)

Acontece amanhã (22), das 8h às 16h, no auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPE, a quinta edição do Simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas da UFPE. O evento tem como público-alvo profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação interessados. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A temática desta edição é “Segurança do paciente: O engajamento na construção de melhores práticas”, que, de acordo com a coordenadora do Simpósio e chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) do HC, Claudia Vidal, versa sobre como a comunidade hospitalar deve engajar seus membros em prol da segurança do paciente. “A temática lida muito com a Psicologia da Mudança, que é o tema da mesa de abertura do simpósio e aborda as possibilidades de despertar a motivação interior dos profissionais em busca de melhores práticas para o controle de risco, prevenção de eventos adversos e segurança do paciente”, pontuou.

A programação do evento contará com uma conferência, mesas-redondas, sessão interativa e um talk-show. Os subtemas escolhidos terão uma abordagem focada em trazer seus aspectos teóricos para um semblante mais prático, tratando de questões como interpretação de antibiograma, cuidado centrado no paciente e vigilância do paciente – que engloba higiene das mãos, resistência microbiana, eventos adversos e Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (Iras).

O simpósio é realizado pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS), com parceria do Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e também da Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra).

Confira a programação completa aqui

CONSCIÊNCIA NEGRA – O Serviço Social do Hospital das Clínicas da UFPE promoveu, durante a manhã de hoje (21), uma ação de conscientização sobre o Dia da Consciência Negra. A atividade aconteceu no hall da Portaria 4 do hospital e contou com atividades lúdicas e panfletagem sobre a data para o público-comum da instituição, além da exposição de cartazes alinhados à temática.

A data é originalmente celebrada no dia 20 de novembro e instituída por lei no calendário de datas comemorativas das escolas brasileiras. Segundo a chefe do Serviço Social, Isadora Serrano, essa foi a primeira vez que a temática foi desenvolvida pelo setor no Hospital das Clínicas e a iniciativa partiu da campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo” do Conselho Federal de Serviço Social e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (Conjunto CFESS-CRESS), que destaca o combate ao preconceito como um compromisso do código de ética dos Assistentes Sociais.

“O Serviço Social é uma área em que os profissionais naturalmente se pautam pela defesa das minorias e dos direitos humanos, e por isso resolvemos trazer essa discussão para a unidade, trabalhando com material sobre o tema do próprio CFESS e também elaborando material baseado em campanhas como ‘Mulheres Negras pela Vida’”, explicou Isadora.

Também foram expostas pelo hospital poesias da escritora negra pernambucana Odailta Alves e cartazes informativos sobre questões de saúde da população negra – ligando diretamente a temática ao contexto hospitalar do HC.

Data da última modificação: 21/11/2019, 14:19