Servidor da UFPE tem projeto sobre incidentes com tubarões no litoral pernambucano aprovado em edital da Facepe

Cesar Santana é engenheiro de Pesca e será o coordenador do projeto, que contará com docentes da UFRPE e outros pesquisadores

O servidor técnico-administrativo Cesar Santana, da Biblioteca do Centro de Ciências Sociais Aplicada (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que é engenheiro de pesca, teve o seu projeto de pesquisa intitulado “Modelos preditivos para presença e ataques não-provocados de tubarões no litoral de Pernambuco” aprovado no Edital nº 2/2023 - Prevenção e mitigação de incidentes com tubarões e de invasões do peixe-leão em Pernambuco, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Cesar Augusto da Silva Santana será o coordenador do projeto, que tem como objetivo relacionar dados históricos de incidentes com tubarões a variáveis ambientais, ecológicas e socioeconômicas, que podem estar relacionadas com o desencadeamento dos incidentes com tubarões a partir da década de 90 do século passado. Além de possuir graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), César possui mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela UFRPE e doutorado em Zoologia pela National University of Ireland Galway.

Além dele, a equipe do projeto é formada pelos docentes da UFRPE Hernande Pereira da Silva (Departamento de Engenharia Agrícola) e Humber Andrade (Departamento de Pesca e Aquicultura); pelo egresso do doutorado em Oceanografia da UFPE, Jonata de Arruda Francisco, e pelo bibliotecário Remi Correia Lapa, que também trabalha na Biblioteca do CCSA e possui mestrado em Ciência da Informação pela UFPE.

“Esperamos obter modelos preditivos eficientes e robustos que possam indicar os locais e épocas mais prováveis para a presença e incidentes com tubarões no litoral pernambucano e também a probabilidade de tais eventos. Além disso, desejamos que as análises também consigam determinar quais variáveis tiveram papel preponderante para o desencadeamento dos incidentes a partir de 1992, especialmente nas praias de Boa Viagem e Piedade na Região Metropolitana do Recife”, explica Cesar Santana.

Cesar Santana

cesar.ssantana@ufpe.br