Serviço Integrado de Saúde (SIS) lança sua página no Portal da UFPE

Na aba do SIS no site do CCS, é possível encontrar informações sobre o serviço e seu funcionamento, que oferta de práticas em cuidado integral à comunidade

O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da UFPE lançou sua página no Portal da UFPE, como uma aba do site do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O SIS é um equipamento social de base comunitária que integra ações de ensino, extensão, pesquisa, assistência e práticas comunitárias. O interesse comum por cuidados integrais à saúde alinha projetos e práticas, promoção da educação, cultura, comunicação e inovação.

O SIS é um ensino-serviço vinculado ao CCS. Na página recém-lançada, o serviço disponibilizou uma consulta à comunidade universitária sobre as ações em práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) desenvolvidas na UFPE, por meio de formulário eletrônico.

O SIS visa consolidar a integração e a articulação academia-serviço-comunidade entre os diversos cursos da Universidade, com base nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Política Nacional de Atenção Básica. Em 2019, a UFPE formalizou o primeiro termo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Com isso, tornou-se um espaço de ensino e serviço focado em práticas integrativas e complementares e oriundas da atenção básica em saúde, com ampla participação social e comunitária, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Do ponto de vista prático, o SIS funciona no diálogo entre três sujeitos políticos: a UFPE, a Secretaria Municipal de Saúde do Recife e representantes da comunidade local/usuárias dos serviços, por meio de interfaces singulares e, ao mesmo tempo, movidas por uma troca coletiva, não menos desafiadora. São práticas abrangentes, de caráter científico e popular, que acolhem as necessidades da população por cuidados efetivos e integrais, interagindo com seus saberes e práticas.

O SIS, como unidade acadêmica do CCS, atualmente recebe várias residências multiprofissionais do município de Recife e de outros municípios, além de visitas técnicas, aulas práticas dos vários cursos de saúde da UFPE. Atualmente, possui sete projetos de extensão sendo executados no local, que atendem desde crianças do espectro autistas, pré-acadêmico, geração de renda, cuidado do espaço verde, o desenvolvimento de hábitos saudáveis, hortas comunitárias, ambulatório canábico, e três da comunidade com a capoeira, artesanato e o grupo de idosos.

Data da última modificação: 17/10/2023, 15:42