Notícias Notícias

Voltar

Serviço de Cirurgia Plástica do HC opera 30 pessoas com câncer de pele

Outros hospitais do Recife e de Caruaru também participam da ação em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Adiel Francisco da Silva, de 75 anos, foi um dos usuários do Hospital das Clínicas da UFPE beneficiado com ação do Serviço de Cirurgia Plástica que operou 30 pessoas para retirada de câncer de pele, hoje (13). A ação foi uma parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que promove o 55º Congresso Brasileiro da especialidade, no Recife, de amanhã (14) até o próximo sábado (17). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Paciente foi fotografado antes de ser submetido
à cirurgia

Adiel foi motorista de ônibus por 45 anos, levando sol sem a devida proteção durante todo esse tempo. Há cinco anos, foi diagnosticado com um câncer de pele no rosto, que foi retirado. Hoje (14), voltou à mesa de cirurgia para retirar um tumor (que já ocupava quase a metade de seu nariz) e realizar a reconstrução. “Estou tranquilo. Os médicos daqui são muito bons e sempre fui muito bem atendido”, conta o aposentado, que é morador do Recife, na sala de espera, já de bata verde, para realizar cirurgia.

Outra pessoa beneficiada foi a agricultora Edite Maria da Silva, de 65 anos, que mora no município de Orobó, a 120 quilômetros do Recife, no Agreste do Estado. A exemplo de Adiel, ela também teve um tumor no nariz retirado. “No ano passado, eu tinha tirado um sinal do lado esquerdo. Neste ano, surgiu outro e não demorei a procurar o hospital para tirar antes que ele crescesse”, explica. “Trabalho no roçado desde os 15 anos, sem precaução e com a pele branca. Acabei pegando essa doença”, conclui.

Além do HC, outros hospitais públicos (como o Imip, Agamenon Magalhães, Oswaldo Cruz, entre outros) realizaram atividade semelhante no Recife e em Caruaru. O cirurgião plástico voluntário do HC e coordenador da ação, Pedro Pita, salienta que a realização das cirurgias “diminui a fila de espera e presta assistência rápida ao usuário do SUS.”

Data da última modificação: 28/11/2018, 15:23