Notícias Notícias

Voltar

Seminário sobre Inteligência Artificial e Segurança do CIn será realizado no Porto Digital

O seminário será realizado no auditório do 8º andar do Porto Digital e será aberto ao público em geral

Na próxima sexta-feira (17), o Centro de Informática (CIn) da UFPE promoverá um seminário de pesquisa no Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), seguido de happy hour no café do Porto. A apresentação, “Inteligência Artificial e Segurança: Detectando Ataques e Minimizando Riscos Causados pela IA”, está marcada para às 16h e terá como palestrante o professor Paulo Freitas de Araujo Filho, que é vinculado ao CIn. O intuito do evento é aproximar os centros, esta será a primeira vez que uma das apresentações do Ciclo de Seminários de Pesquisa do CIn acontecerá nas dependências do Porto Digital.

O seminário será realizado no auditório do 8º andar do Porto Digital e pretende demonstrar por que e como usar a inteligência artificial para detectar ataques cibernéticos. A apresentação também abordará como o uso da IA também introduz riscos e vulnerabilidades, podendo causar problemas sérios de segurança. Promovendo assim uma reflexão sobre estratégias para mitigar esses riscos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis aqui. 

Paulo Freitas é professor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Formado em Engenharia Eletrônica, Paulo é mestre e doutor em Ciência da Computação pela UFPE. Também é doutor em Engenharia Elétrica pela École de Technologie Supérieure, Université du Québec, Canadá. Seus principais interesses de pesquisa incluem cibersegurança, sistemas de detecção de intrusão, inteligência artificial, deep learning, ataques adversariais e objetos conectados. 

Data da última modificação: 14/11/2023, 14:12