Seminário on-line discute realidade das mulheres afro-latino-americanas caribenhas e diaspóricas

Evento promovido pelo Instituto de Estudos da América Latina (IAL) será no sábado (25), às 15h, pelo Facebook

A realidade das mulheres afro-latino-americanas caribenhas e diaspóricas é o tema do seminário on-line Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas II: Olhares e Resistências, evento promovido pelo Instituto de Estudos da América Latina (IAL) da Universidade Federal de Pernambuco no sábado (25), às 15h, pelo Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

A primeira apresentação será sobre “Papel da mulher afro-latina/afro-americana e caribenha: afrocentricidade, espiritualidade e saberes ancestrais” e contará com a presença da terapeuta ocupacional Jenniffer Rodríguez, do Panamá; da tradutora oficial e sacerdotisa yorubá Iya Janina de Egbé, do Panamá; e da economista e doutoranda em Desenvolvimento Rural Lilian Katchaki, de Guiné Bissau. A mediação será da panamenha Veronica Villarreal.

A segunda discussão enfoca “Papel da mulher afro-latina/afro-americana e caribenha: políticas públicas, direitos humanos e movimentos sociais”, com apresentação da advogada e mestranda em Direitos Humanos pela UFPE Ana Camila de Oliveira e moderação de Biatriz Santos, ambas do Brasil.

Por fim, o terceiro debate aborda “Papel da mulher afro-latina/afro-americana e caribenha: acesso à educação e pesquisa científica”, com a professora e pesquisadora da Universidade Tecnológica do Panamá Lina Lay Mendivil e a consultora educacional Nyasha Warren, também panamenha. A mediação será de Judith Castillo, de Honduras.

Data da última modificação: 22/07/2020, 16:41