Notícias Notícias

Voltar

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada no Centro de Biociências a partir de amanhã (19)

Na ocasião, haverá a exposição intitulada de O Mundo dos Vertebrados

Nos dias 19 e 20 deste mês, será realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal de Pernambuco. Durante a ocasião, haverá a exposição “O Mundo dos Vertebrados”. O evento é promovido pelo Departamento de Zoologia e Coleções Didática Zoológica (CDZ) da UFPE. O público-alvo são estudantes do Ensino Fundamental e Médio que visitarem o espaço nos dias do evento.

O Mundo dos Vertebrados será uma exposição interativa sobre a diversidade morfológica e ecológica dos vertebrados. Nos estandes, estará o material da Coleção Didática Zoológica do Departamento de Zoologia da UFPE. Logo, os estudantes podem ter uma experiência direta com essa diversidade, sob a orientação de monitores e professores especialistas nos cinco grupos que serão abordados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

O objetivo deste projeto é propiciar, aos educandos dos diferentes grupos etários que visitarem a UFPE durante a SNCT 2023, um contato direto com a diversidade existente nos vertebrados, com ênfase para seus ossos. Isso será possível mediante uma experiência manipulativa, em que se pode manipular e comparar os diferentes espécimes expostos. 

Conforme apontado por Daniele Mariz, técnica do Departamento de Zoologia, a iniciativa permite que, na prática, as pessoas tenham um contato direto com o método comparativo e as maneiras como os cientistas estudam a diversidade das formas existentes nos animais e como se relacionam à ecologia de cada grupo. “De posse das experiências, as vivências podem posteriormente, a critério de seus professores, serem retrabalhadas em sala de aula para reforço do conteúdo, da forma mais adequada a cada grupo etário”, explica.

Data da última modificação: 18/10/2023, 14:53