Notícias Notícias

Voltar

Semana Mundial da Sepse terá uma série de ações no HC

Doença é a principal causa de mortes nas UTIs na atualidade, de acordo com instituto latino-americano

O Dia Mundial da Sepse, na quarta-feira (13), será marcado por ações educativas no Hospital das Clínicas da UFPE, que começam a partir das 8h, no hall da portaria 4, e se espalham por diversas áreas do HC, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).


As ações contarão com a distribuição de panfletos e exibição de vídeos sobre os cuidados a serem tomados com a doença e são destinadas aos usuários do HC. “A informação é um importante meio de prevenção para evitar a que a doença chegue a um estágio elevado”, explica a chefe da Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra), Adélia Monteiro. Além da Ugra, coordenam as ações a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Em setores específicos (como as UTIs Neonatal e Adulta, enfermarias, hemodiálise e Centro Obstétrico, entre outros), haverá a divulgação da técnica de lavagem das mãos para a equipe multiprofissional, importante ação na prevenção à infecção generalizada que caracteriza a sepse. 

No dia 15, haverá uma palestra sobre sepse com a médica intensivista Renata Beltrão destinada à equipe multiprofissional do HC, às 10h, na Sala de Treinamentos.

 
SEPSE – É uma inflamação generalizada do organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Ela pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos e causar a morte, quando não descoberta e tratada rapidamente. Segundo o Instituto Latino-Americano de Sepse (Ilas), a doença é a principal causa de mortes nas UTIs na atualidade.

Data da última modificação: 08/09/2017, 12:28