Notícias Notícias

Voltar

Segurança do Paciente do HC promove Simpósio sobre Qualidade em Saúde

Evento ocorreu na sexta-feira (23), no auditório da Faculdade de Medicina da UFPE

O compromisso com a segurança do paciente e as ações para a redução de infecções hospitalares foram discutidos durante o IV simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, realizado na sexta-feira (23), no auditório da Faculdade de Medicina da UFPE. O evento foi organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente, Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra) e a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), todos do Hospital das Clínicas, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No evento, também houve o lançamento do Protocolo de Manejo da Sepse do HC.

Foto: HC-Ebserh

Também houve o lançamento do Protocolo de Manejo da Sepse do HC

O evento teve como tema “Qualidade e Segurança do Paciente: Reduzindo Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde – Modelo de Melhoria” e foi aberto pelo superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, que destacou a importância do controle, avaliação e melhoria dos processos para a obtenção de bons resultados, como os que estão sendo observados na UTI do HC, com a redução do índice de infecções.

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HC, Cláudia Vidal, explanou os detalhes da “Colaborativa: Melhorando a Segurança do Paciente Em Larga Escala no Brasil’’, da qual o HC participa ao lado de outros 119 hospitais públicos. A palestra abordou pontos como os programas de segurança do paciente, a incidência das infecções relacionadas à assistência na saúde no Brasil, a prevalência dessas infecções, os métodos de melhoria no cuidado ao paciente, os tipos de infecções mais recorrentes na UTI, dentre outros.

Cláudia Vidal salientou que o modelo adotado na colaborativa consiste em um sistema em que “todos ensinam e todos aprendem”, sendo necessário o envolvimento de toda a equipe da assistência para que as metodologias possam dar certo. “É preciso envolver também o paciente e a sua família, afinal, a qualidade da assistência não está relacionada apenas à segurança dele, mas também ao envolvimento e a atenção centrada nele’’, explica.

O desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente é possível e importante, já que cada profissional da área da saúde é responsável pelo cuidado ao paciente. “Graças ao trabalho de uma equipe comprometida, a UTI do HC está há seis meses sem registro de infecção no trato urinário de nossos pacientes e há 5 meses sem infecção por ventilação mecânica”, revela Claudia. 

Data da última modificação: 26/11/2018, 17:23