Segunda edição do Simpósio Popfilia apresenta mesa-redonda dançada, masterclass de canto brega e homenagem a bell hooks

Evento será realizado de amanhã (28) ao dia 30 deste mês, no auditório do PPGCOM e no CAC

Com apresentação de 47 trabalhos oriundos de universidades brasileiras e estrangeiras, a segunda edição do Simpósio Popfilia acontece de forma híbrida, com etapas remota e presencial, de amanhã (28) ao dia 30 deste mês, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento congrega trabalhos acadêmicos, artísticos e investigações sobre cultura pop e presta homenagem à intelectual negra estadunidense bell hooks apresentando, em duas mesas, trabalhos que se utilizam do escopo teórico da autora para analisar produtos midiáticos que passam pelo cinema e pela música pop.

A programação completa está disponível no site do evento. Os anais estão aqui. E as apresentações remotas podem ser acessadas no YouTube

Tentando problematizar os limites e potências da construção dos saberes para além da universidade, o evento contará com uma “mesa-redonda dançada” que explora os conhecimentos que podem ser trocados quando se enfatizam os gestos que nos habitam e como habitamos estes gestos. Sem cadeiras ou mesas que alinhem os corpos aos regimes disciplinares convencionais do ambiente acadêmico, a comissão científica do Popfilia convidou Briê Silva e Duda Serafim, professoras, bailarinas e coreógrafas, especializadas em danças urbanas como twerk e break dance. Juntas, elas convocam os mediadores Mário Rolim (UFPE) e Henrique Tenório (UFPE) e o público para, a partir dos movimentos, tocar em tópicos importantes relacionados ao corpo, à política e à música, assim como às relações de poder que nos constituem.

Na abertura da programação presencial, o evento conta com a mesa “Assombros Estéticos do Pop”, em que Denilson Lopes (UFRJ), Gabriela Almeida (ESPM-SP) e Mariana Lins (UFPE) debatem estéticas e assombros da cultura pop, da melancolia passando pela abjeção, estranhamento e vigilância sobre celebridades. A perspectiva das falas é reconhecer a cultura pop como um lugar que agrega o desvio mas também o condena, apontando para imaginários em torno das interseccionalidades humanas e não humanas.

O encerramento do Popfilia será um convite ao debate estético do canto brega e seus agenciamentos junto à música pop. A cantora de brega Eliza Mell promoverá uma masterclass para dividir seus processos, debater sua formação vocal, comentar, junto aos mediadores Thiago Soares (UFPE) e Daniel de Andrade Lima (UFPE), as transformações nas interpretações de músicas famosas de seu repertório e abordar as técnicas que considera relevantes para o virtuosismo no canto brega. A proposta é que, ao abrir seu processo particular de treino, Eliza Mell ressalte os valores estéticos do seu canto e defina o que, para ela, é “ter gogó” na música brega, ajudando a pensar uma poética do canto brega – para fins práticos e teóricos.

28/06 – Modo Remoto
Inscrições – Ouvintes – Popfilia (remoto)

29 e 30/06 – Modo presencial
Inscrições – Ouvintes – Popfilia (presencial)