Secretária estadual de CT e I conhece projetos do Laboratório de Armazenamento e Mobilidade

Visita serviu para apresentação de projetos desenvolvidos nas áreas das Engenharias Elétrica, Eletrônica e de Controle e Automação

Ampliar parcerias entre a UFPE e a Secti. Este foi o objetivo da visita que a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, fez, na terça-feira (15), ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para conhecer os projetos desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Armazenamento e Mobilidade (LAM), do Departamento de Engenharia Elétrica.

O LAM é associado ao grupo de pesquisa Gerador de Inovação e Formação Transformadora (Gift), que conta com a orientação de professores de várias áreas das Engenharias Elétrica, Eletrônica e de Controle e Automação. Entre os temas dos projetos desenvolvidos pelas equipes está, por exemplo, a ampliação da eficiência energética dos prédios públicos – reduzindo a perda de energia e aumentando a segurança no abastecimento de locais como hospitais e aeroportos, onde interrupções no fornecimento de energia podem representar um risco para as pessoas.

Fotos: Wanna Vieira

Secretária (ao centro) foi recebida por docentes e pesquisadores na UFPE

“Para nós, estreitar a relação com as universidades é superimportante, pois, na universidade, se produz ciência e inovação. Como governo, queremos buscar aliados para trazer soluções para os problemas que existem e promover melhoras para a vida da população. A pauta da energia renovável, por exemplo, envolve um trabalho gigante. Precisamos estreitar parcerias e trazer resultados para a população”, avaliou a secretária Mauricélia Montenegro.

A administradora e mestre em Economia que está à frente da Secti fez a visita oficial acompanhada pela diretora presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Maria Fernanda Pimentel Avelar. As gestoras foram recebidas pelo pesquisador Jean Rocha e pelos professores Pedro Rosas, Luiz Henrique Medeiros, Douglas Contente e Jeydson Lopes, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE.

Ainda no circuito pelas dependências do CTG, o grupo apresentou à secretária equipamentos utilizados para fazer o mapeamento eólico de Pernambuco e passou pelo laboratório onde estudantes e professores podem trabalhar na construção de protótipos de carros elétricos.

Pedro Rosas apresenta sistema que visa reduzir consumo de diesel em Noronha

No próprio LAM, a secretária conheceu o sistema utilizado em uma pesquisa sobre o aproveitamento de energia solar para carregamento de veículos elétricos capaz de simular o funcionamento do sistema elétrico de Fernando de Noronha, buscando a redução do consumo de diesel no Arquipélago. “Com esses equipamentos, conseguimos simular aqui na UFPE os problemas que poderiam ocorrer no sistema instalado lá em Fernando de Noronha para encontrar soluções antecipadamente e poder resolvê-los”, explicou o professor Pedro Rosas.

A secretária também teve a oportunidade de conversar com o doutorando Néstor Iván Medina Giraldo que, no momento da visita, trabalhava em seu projeto sobre implementação de microrredes em corrente contínua com suportes para carregamento de veículos elétricos. Por fim, o grupo foi até o carregador veicular semirrápido (2x 22 Kw) instalado no Campus Recife da UFPE, que funciona integrado a um conjunto de placas solares.

“Não é possível estimular a compra de carros elétricos se não existir a infraestrutura necessária para as pessoas. O Brasil precisa recuperar o tempo perdido neste setor e investir, se preparar para esta revolução que se coloca”, avaliou o pesquisador Jean Rocha.

CARROS ELÉTRICOS – Ainda sobre a pauta da mobilidade elétrica, os pesquisadores da UFPE trabalham no projeto do Corredor Leste-Oeste. Ele compreende o planejamento, a construção e o monitoramento de uma rede de postos de carregamento elétrico do Recife até Petrolina. A localização desses postos foi idealizada considerando os fluxos populacionais ligados ao calendário cultural de Pernambuco e inclui: Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada, Parnamirim, Petrolina, Gravatá, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Fernando de Noronha. O Corredor Norte-Sul já foi pensado pela Neoenergia com alguns postos instalados junto à costa pela BR-101.

A proposta abarca a criação do Grupo de Trabalho da Mobilidade Integrada no Estado de Pernambuco e a criação de um centro de Excelência em veículos elétricos: Desenvolvimento de tecnologia e treinamento a técnicos automotivos para entender as diferenças de carros elétricos e híbridos, assim como ensinar a eletricistas como instalar carregadores para veículos elétricos.

Laboratório de Armazenamento e Mobilidade
Professor Edson Rosas