Salvador Vilar é o mais novo professor emérito da UFPE

Título foi entregue em cerimônia realizada na sexta-feira (21)

“O importante não é receber honrarias, mas saber que elas são merecidas. Espero ser merecedor de participar deste ilustre grupo e poder contribuir com os seus.” As palavras são do mais novo professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o médico e professor Salvador Vilar Correia Lima. A cerimônia de outorga do título, concedido em reconhecimento à trajetória acadêmica de Salvador e contribuição dele para o campo da Urologia, foi realizada na manhã de sexta-feira (21), no Auditório Reitor João Alfredo, no 1º andar da Reitoria.

Fotos: Gabriela Albuquerque

Vice-reitor Moacyr Araújo (à direita) e o homenageado

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor Moacyr Araújo. “Temos a possibilidade de homenagear um professor nosso que tem um diferencial de completude enorme. Um professor, docente, pesquisador, extensionista e um inovador. Isso não acontece todo dia”, avaliou Moacyr. “Hoje é um desses momentos em que nós temos a possibilidade, de fato, de homenagear um professor emérito em toda a sua completude. Isso é um momento raro e eu gostaria de registrar que o professor Salvador Vilar preenche esse diferencial”, completou o vice-reitor, para quem o título concedido ao professor Salvador Vilar é também, de forma indireta, uma homenagem à história da Medicina na UFPE e no estado de Pernambuco.

“Ao semear conhecimento em um ambiente brilhante, você consegue resultados extremamente positivos. É como plantar em uma terra fértil. Eu faço essa comparação com Salvador. Foi depositado um conhecimento na mente de Salvador e esse conhecimento prosperou, como frutificam as plantas no pé da serra do Jatobá”, disse o oftalmologista e professor da UFPE Francisco Cordeiro durante o discurso panegírico. A serra do Jatobá é uma formação rochosa localizada em Serra Branca (PB), município natal do homenageado.

A cerimônia solene de outorga do título de Professor Emérito a Salvador Vilar contou ainda com a presença da pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro; do diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE, o médico oncologista Luiz Alberto Mattos; do chefe do Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da UFPE, o médico urologista Fábio Vilar, filho do homenageado; de Hildo Azevedo, presidente da Academia Pernambucana de Medicina; e de Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Salvador Vilar foi professor titular e coordenador da disciplina de Urologia

CURRÍCULO - Salvador Vilar Correia Lima nasceu na zona rural do município de Serra Branca, na Paraíba. Ingressou na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco em janeiro de 1963, aos 17 anos, tendo concluído o curso em dezembro de 1968. No mês seguinte, janeiro de 1969, foi selecionado para a Residência Médica em Urologia no Hospital Pedro II, da UFPE. Em 1973, realizou uma pós-graduação em Urologia Pediátrica no Hospital For Sick Children, em Londres, Reino Unido, tendo frequentado o Liverpool Regional Urological Center, em Liverpool, também no Reino Unido, entre os anos de 1976 e 1977. Salvador Vilar obteve o título de Livre-Docência na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) em 1991 e na Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em 2000. O doutorado em Medicina foi concluído em 1997, na UFPE.

Ao longo de sua carreira, Salvador Vilar foi presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (1999 a 2001), foi professor titular e coordenador da disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da UFPE, além de ter sido chefe do Departamento de Cirurgia da Universidade (2010 a 2012) e coordenador do Núcleo de Cirurgia Experimental do mesmo departamento (2013 a 2015).

Ele também foi membro efetivo do colegiado da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE, bem como do Conselho Editorial do “International Brazilian Journal of Urology” e do “Open Access Journal of Urology”. Foi ainda revisor “ad hoc” do “Journal of Urology”, “Urotoday” e do “International Urogynecology Journal”. “Como pesquisador, posso afirmar que a fonte do saber é inesgotável, e a motivação, inerente ao compromisso com a Medicina”, disse Salvador Vilar em seu discurso como novo professor emérito da UFPE.

Data da última modificação: 25/07/2023, 15:46