RobôCIn é a melhor equipe brasileira na categoria 2D Simulation da RoboCup 2019

O grupo também foi a segunda melhor equipe nacional na série B da categoria Small Size League do mundial de robótica

Em sua primeira participação na competição, o RobôCIn, grupo de estudos e desenvolvimento em robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, ocupou o 3º e 4º lugar da RoboCup 2019, na série B da Small Size League, empatando com o time Ultron do Canadá. Dessa forma, o grupo da UFPE é a segunda melhor equipe brasileira na categoria, ficando atrás apenas da Robolme. Já na categoria Simulation 2D, o RobôCIn se estabeleceu como a melhor equipe nacional, ocupando o 9º lugar da competição mundial de robótica.

A RoboCup 2019 ocorreu em Sydney, Austrália, de 2 a 8 de julho. Essa é a principal competição de robôs autônomos do mundo e é organizada pela RoboCup Federation em parceria com a Universidade de Nova Gales do Sul de Sydney e a RoboCup Junior Australia. O mundial ocorre há mais de 20 anos e tem como objetivo desenvolver, até a metade do século XXI, uma equipe de robôs humanóides autônomos capazes de ganhar uma partida de futebol contra a última equipe humana ganhadora da Copa do Mundo da Fifa.

Para chegar até a Austrália, o RobôCIn contou com o auxílio financeiro através da vaquinha virtual, que atingiu 28% da meta. Além disso, também recebeu patrocínio do CIn e das empresas Neurotech, InLoco, In Forma, HSBS, Lierre, e CI.

TRAJETÓRIA – O RobôCIn foi criado por um grupo de alunos do CIn em 2015 com o objetivo de ampliar o conhecimento em soluções práticas e inteligentes e também competir na área de robótica. Em poucos anos, a equipe se tornou destaque a partir do comprometimento dos estudantes. Os alunos participaram de competições nacionais, como a Iron Cup 2018 e 2019, obtendo o 3º lugar na categoria very small size, e latino-americanas, como a Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) dos anos de 2016, 2017 e 2018, ficando em 3º lugar na categoria very small size nesta última edição.

Data da última modificação: 10/07/2019, 13:04