Notícias Notícias

Voltar

Revista canadense publica matéria sobre software desenvolvido por professora do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE

Publicação considera programa um marco para o futuro da inovação aplicada à eficiência na tomada de decisão industrial

A revista canadense Science Featured divulgou uma reportagem sobre o software Copsolver, desenvolvido por Tatiana Balbi Fraga, professora do curso de Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. A matéria, que traz o título “Copsolver: Pioneering the Future of IndustriaL Decision-Making Efficiency”, – em tradução livre, “Copsolver: pioneirismo no futuro da eficiência na tomada de decisões industriais” – foi publicada em 24 de janeiro e pode ser acessada no site da publicação. 

Copsolver é um software de código aberto originalmente desenvolvido para resolver problemas de decisão e otimização, especialmente da área de otimização combinatória. É uma importante ferramenta para controle de estoque em alguns setores e também pode ser aplicado na realização de estudos de caso, contribuindo para o ensino e a pesquisa. De acordo com reportagem, o software representa um importante marco para o futuro da inovação aplicada à eficiência na tomada de decisão industrial.

Informações mais detalhadas sobre o programa podem ser conferidas no artigo publicado em novembro de 2023 no periódico científico Software Impacts. Tatiana desenvolve trabalhos de pesquisa e de extensão, principalmente, nas áreas de otimização combinatória; modelagem, análise e otimização de processos; e sistemas de administração da produção. A Science Featured Series é uma empresa sem fins lucrativos com a missão de divulgar livremente o conhecimento científico ao público. A revista publica reportagens sobre importantes descobertas inovadoras, em diversas áreas da ciência, realizadas por cientistas renomados de todas as partes do mundo. 

Data da última modificação: 05/02/2024, 16:17