Notícias Notícias

Voltar

Reunião Científica do HC aborda tratamento de depressão e prevenção ao suicídio

O evento deste mês foi ministrado por residentes da Saúde Mental

A Reunião Científica das Residências do Hospital das Clínicas da UFPE abordou hoje (25) o tema “Suicídio e depressão grave: um caso de intervenção multidisciplinar” em alusão ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio), no anfiteatro III. O evento deste mês foi ministrado por residentes da Saúde Mental, que apresentaram o estudo de caso de um paciente em tratamento no HC com depressão grave e uma tentativa de suicídio, abordando as etapas da assistência multiprofissional em medicina, psicologia, enfermagem e fisioterapia. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés Holanda/HC-Ebserh

Foi apresentado estudo de caso de um paciente em tratamento no HC

No aspecto da assistência de enfermagem, a residente Adenires Amorim abordou pontos como a sistematização da Enfermagem, diagnósticos internacionais voltados para a saúde mental e a conduta da enfermagem relacionadas aos diagnósticos.

Os aspectos psicossociais do paciente foram relatados pelo residente de Psicologia, Antônio Batista Silva, que falou sobre as dificuldades do paciente no seu contexto familiar, os aspectos que desencadearam a depressão e as tentativas de suicídio, além do trabalho desenvolvido pela psicologia para que o paciente externasse seus sentimentos e problemas emocionais, já que essa era uma grande dificuldade para ele.

Mônica Soares, residente em Fisioterapia, abordou o trabalho desenvolvido com o paciente que teve o fêmur fraturado após uma tentativa de suicídio e não conseguia andar e essa era uma das principais queixas dele. Após as sessões diárias de fisioterapia, ele conseguiu recuperar os movimentos e voltou a andar.

O residente em Psiquiatria Daniell de Siqueira encerrou o evento abordando pontos como diagnosticar a depressão, sintomas da depressão (fadiga, sentimentos de inutilidade, culpa excessiva ou inapropriada, entre outros), a importância da equipe multidisciplinar no tratamento do paciente, além do tratamento com a eletroconvulsoterapia que é um procedimento legalizado pelo Conselho Federal de Medicina para casos específicos, sendo ético, limpo e seguro, com o paciente sedado e monitorado por equipe treinada.

Data da última modificação: 25/09/2019, 14:32