Notícias Notícias

Voltar

Reunião Científica das Residências aborda a segurança do paciente

A aula abriu de forma presencial o Curso de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente oferecido aos residentes em Saúde

O cuidado com o paciente como missão de toda a equipe de assistência foi o mote da primeira Reunião Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE em 2019 realizada na manhã de hoje (27), no Auditório Professor Jorge Lôbo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. O Hospital das Clínicas é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebersh

Claudia Vidal destacou importância de avaliar e corrigir processos

Pelo terceiro ano, o assunto abriu a temporada de Reuniões Científicas do HC, que vai de março a novembro, sempre na última quarta-feira de cada mês. “Estamos vivenciando uma mudança de cultura na área de saúde em que o foco deixou de ser culpabilizar o profissional, mas sim mapear falhas e erros de processo em busca do acerto e da segurança do paciente. Todos os profissionais de saúde são responsáveis”, destacou a chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HC, Claudia Vidal, que abordou as metas de segurança, os principais eventos adversos e os seus índices, a importância de avaliar e corrigir processos, entre outros assuntos.

A aula abriu de forma presencial o Curso de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente oferecido aos residentes em Saúde, na modalidade Educação a Distância (EaD) pelo Núcleo de Telessaúde (Nutes) do HC, a partir do dia 15 de abril.

A enfermeira Mikaelly Albuquerque, da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra), explicou o que é e como funciona o Vigihosp, aplicativo da Ebserh, para notificação anônima de incidentes com o objetivo de correção. “Sabemos que aquele 1% na estatística de eventos adversos significa, muitas vezes, 100% para a família que perdeu um ente querido”, disse ela.

Data da última modificação: 27/03/2019, 14:44