Resultado da Pesquisa Nacional de Satisfação revela que 96,34% dos entrevistados recomendariam o HC para parentes e amigos

Foram ouvidas 793 pessoas, das quais 521 eram usuários e 272 acompanhantes

O Hospital das Clínicas da UFPE participou da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários do SUS, realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 2023. Por meio da Ouvidoria, o HC buscou ouvir os usuários dos serviços para realizar um levantamento de diagnósticos com base na percepção do público entrevistado. Isso auxiliou na avaliação da qualidade da prestação dos serviços oferecidos e avaliados na pesquisa. Entre os resultados, destacou-se que 96,34% dos entrevistados recomendariam o HC para parentes e amigos, enquanto 77,68% demonstraram satisfação ou alta satisfação com os serviços prestados pelo hospital.

“A pesquisa de satisfação é um instrumento de fundamental importância na participação social do cidadão, viabilizando a democratização do acesso às informações na sociedade e a melhoria dos órgãos governamentais. Os dados obtidos nessas pesquisas de satisfação são amplamente estudados pela administração do HC, que preza por uma gestão participativa no contexto do SUS”, explica a ouvidora do HC, Gabriella Farias.

O levantamento ouviu 793 pessoas, das quais 521 eram usuários e 272 acompanhantes. A maioria dos entrevistados estava na faixa etária de 50 a 60 anos e era composta majoritariamente por mulheres. Nele, aspectos como roupa/limpeza/lixo, estrutura, refeições, atendimento no ambulatório e na internação foram considerados na avaliação. Além disso, tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos dos itens foram analisados na pesquisa. Para mais detalhes, confira os resultados aqui.

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários do SUS envolveu 39 hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh e analisou aspectos relacionados à satisfação dos usuários, com o objetivo de consolidar os pontos positivos e identificar oportunidades de melhoria nos aspectos considerados insatisfatórios.

EBSERH - O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 05/03/2024, 14:46