Residentes são acolhidos no HC em cerimônia de apresentação

Cento e cinquenta e dois profissionais reforçam as equipes de assistência do hospital universitário

Os residentes ingressantes de 2024 no Hospital das Clínicas da UFPE foram recebidos em cerimônia de acolhimento, que aconteceu na manhã de sexta-feira (1º), no Anfiteatro 1 do HC. Eles passam a integrar os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional (em Enfermagem e em Nutrição) do hospital universitário. À tarde, o acolhimento foi realizado na UFPE, no Auditório Professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Hoje (4) e na terça (5), as ações de integração prosseguirão no HC. Ao todo, 152 residentes realizaram matrícula para ingresso, após aprovação em concurso.

Os residentes foram recebidos com uma apresentação musical realizada pelos profissionais do HC Vivyane de Paula e Thiago Mucarbel. Em vídeo gravado, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, desejou uma boa jornada aos residentes. “Este período de formação e de especialização é essencial para a qualificação da força de trabalho em saúde. Esperamos que, ao longo desse período, vocês possam ganhar um pouquinho da alma, do espírito e do compromisso da Ebserh com o SUS e possam contribuir com muita dedicação, compromisso e trabalho”, afirmou.

O superintendente Filipe Carrilho deu as boas-vindas e apresentou o organograma do HC por meio da Jornada do Paciente, mostrando como todas as estruturas organizacionais atuam de forma direta e indireta da chegada do paciente na portaria até a alta hospitalar. “Esse é um dia feliz para todos nós que fazemos o HC por recebê-los. Temos muito orgulho de termos sido escolhidos por vocês e esperamos realizar uma grande parceria”, comentou.

PARCERIA - Na sequência, a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques, destacou a interação com os residentes, preceptores e coordenadores. “As nossas portas estão sendo abertas e nos procurem para sugestões, elogios e resolução de problemas”, destacou.

Em seguida, a chefe do Setor de Gestão do Ensino, Giselle Paiva, apresentou a palestra “Entendendo as expectativas”, em que mostrou o organograma da GEP, a programação e a dinâmica do acolhimento na segunda e na terça e mais informações sobre o andamento da residência.

O gerente administrativo Wagner Cordeiro falou de assuntos como a infraestrutura do HC (com as obras que estão sendo feitas e planejadas), equipamentos e o orçamento. “Vocês estão chegando num momento de transformação do hospital e quando acabarem a residência verão um HC ainda melhor” afirmou, lembrando que o HC é o hospital com mais obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é o projeto-piloto da Ebserh para o Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH).

Na apresentação “Interface Assistência-Ensino: como podemos contribuir para o propósito do HC?”, o gerente de Atenção à Saúde em exercício, Glauber Leitão, mostrou o perfil assistencial do HC com foco na alta complexidade, a vocação para o ensino, o mapa estratégico 2024-28 da Ebserh e a importância do registro sistemático no prontuário para faturamento do SUS. “Esse é o melhor momento de maturidade do HC dentro da Rede com processos e fluxos mais eficientes. Vocês terão muitas oportunidades de aprendizado aqui no HC”, disse aos residentes, que lotaram o anfiteatro.

INFORMAÇÕES PARA O DIA A DIA - O tema “Regulação assistencial no HC-UFPE” foi ministrado pelo chefe do Setor de Contratualização e Regulação, Edinaldo Brito, e pela chefe do Núcleo de Documentação Clínica (NDC), Priscila Oliveira. Já a ouvidora do HC, Gabriella Farias, abordou “Ouvidoria e residentes: uma parceria de sucesso”.

A presidente da Comissão de Prontuários, Isaura Peixoto, falou sobre “Boas práticas para a utilização do prontuário do paciente”; já a apresentação “Importância da telessaúde na interface assistência – ensino” foi ministrada pela chefe da Unidade de E-Saúde, Lúcia Freitas; e, finalizando a manhã, a coordenadora do curso de Terapia Familiar, Virgínia Buarque Cordeiro, apresentou informações com a temática “Eita! Terminei a minha residência!?”.

AÇÕES NA SEGUNDA E NA TERÇA NO HC – Hoje (4), pela manhã, foi realizado o Encontro com os coordenadores e preceptores das Residências para os egressos no HC. Das 13h30 às 17h, foram realizadas Oficinas com quatro grupos já definidos previamente, nas salas de aula do 3º andar do hospital (no antigo Curso Médico). Na terça (5), das 8h30 às 17h, essas Oficinas prosseguem no mesmo local.

EBSERH - O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 04/03/2024, 12:17