Residência de Robótica do Centro de Informática da UFPE apresenta projetos inovadores no fórum HospitalMED 2023

Fórum de Saúde Digital e Engenharia Clínica acontece de 25 a 27 deste mês, no Centro de Convenções

Entre os expositores de destaque da 11ª edição do HospitalMED (HM) está a Residência de Robótica e Inteligência Artificial do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que participará de 25 a 27 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco. Integra o evento o Fórum de Saúde Digital e Engenharia Clínica, que desempenhará um papel central na apresentação de inovações no campo da Medicina.

O primeiro momento, que inicia às 17h do dia 25, está reservado para os dois projetos principais em andamento: o robô para dispensação de medicamentos da Farmácia Central do Hospital das Clínicas (HC) e o sistema de inspeção de ferramentas cirúrgicas para a Central de Material Esterilizado (CME). Os membros da Residência estarão presentes, auxiliando nas apresentações e atendimento ao público.

Marcondes Ricarte, líder técnico da Residência, destaca a relevância desses serviços de tecnologia e de métodos que melhoram a vida dos brasileiros, como projetos possíveis graças a verba investida pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia na Universidade, na pesquisa e no trabalho de pessoas capacitadas, que retorna como soluções para a saúde da sociedade: “Uma das nossas atividades principais é preparar pessoas para o mercado na área de robótica e IA. Nossos residentes vão estar expostos a possíveis contratações, poderão conhecer startups e empresas em que possam trabalhar no futuro. Certamente, será um processo bem rico”, afirma.

Na Farmácia Central do HC, são montados diariamente cerca de 500 kits de medicamentos para serem entregues aos pacientes do hospital. O braço robótico visa desafogar o trabalho repetitivo do setor a partir da automação do processo de montagem dos kits, inicialmente para um conjunto de medicamentos controlados, com base no sistema de prescrição da Farmácia, através da dispensação de medicamentos.

Voltado para necessidades do CME do Hospital, unidade para a qual todo material considerado sujo e contaminado é destinado para esterilização, o segundo projeto ataca dificuldades como rastreamento de peças, inspeção de danos e montagem dos kits cirúrgicos. Este processo demanda muita atenção aos detalhes. Como resultado do projeto, há um sistema que utiliza uma câmera para identificação do instrumento cirúrgico usando visão computacional a partir de um dataset inteiramente criado pelos residentes, auxiliando na montagem dos kits e rastreio dos mesmos.

Segundo o gerente do Projeto, Érico Medeiros, “é uma excelente ocasião para demonstrar a capacidade do Centro de Informática de trazer avanços na área de saúde que vão além da tecnologia aplicada na Medicina propriamente dita, mas envolvida nos processos em prática nos hospitais e rede assistencial”. E complementa: “Uma forma do mercado enxergar o potencial de desenvolvimento tecnológico dos residentes e criar oportunidades de pesquisa e trabalho”.

Em um segundo horário, a partir das 18h30 do mesmo dia, será destinado aos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) desenvolvidos na Residência, que orbitam os projetos principais trabalhando em funcionalidades anteriores ou posteriores a estes. Desde um estudo sobre avaliar os medicamentos prescritos pelos médicos e validados pelos farmacêuticos funcionando como um sistema apoio a decisão para esses profissionais, até a entrega destes medicamentos por meio de um robô que circularia pelo hospital.

“A presença da Residência de Robótica e Inteligência Artificial do CIn da UFPE no HospitalMed 2023 não apenas destaca o potencial tecnológico da Universidade, mas também oferece aos residentes a oportunidade de interagir com potenciais empregadores e conhecer de perto o mercado, abrindo portas para futuras colaborações e avanços no campo da robótica e inteligência artificial aplicados à saúde”, destaca o professor Alexandre Mota, coordenador da Residência.

MESA-REDONDA – No evento, o professor do CIn-UFPE Tsang Ing Ren participará de mesa-redonda sobre os avanços da inteligência artificial no apoio ao diagnóstico por imagem. O debate será realizado no dia 26 deste mês, iniciando às 16h30 até 18h, com mediação de Shirley Cruz. Os demais convidados serão Natália Suassuna, da empresa Strattnet; Vinícius Menezes, da startup Nuclearis; e Pedro Vieira, do Hospital Albert Einstein.

Data da última modificação: 16/10/2023, 15:34