Representantes da UFPE e do Crea-PE se reúnem para debater parcerias entre as instituições

Vice-reitor Moacyr Araújo recebe dirigentes do conselho, ao lado de docentes e técnicos da Universidade

Representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) estiveram reunidos na manhã de hoje (12), no prédio da Reitoria, para conversar sobre parcerias que podem ser firmadas entre as duas instituições. Entre os pontos abordados na conversa estão os trabalhos envolvendo a criação do Memorial da Engenharia, primeira iniciativa do tipo no País; a atualização curricular dos cursos de Engenharia; e a participação do conselho nas próximas edições da Expo UFPE, evento voltado para os alunos interessados em ingressar nos cursos de graduação da Universidade.

Foto: Catarina Albertim

Na pauta do encontro, a criação do Memorial da Engenharia

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, tanto o tema envolvendo o Memorial da Engenharia como a formação dos estudantes são fundamentais. “Essa é uma questão nacional, e a própria Andifes está discutindo isso”, disse. “Se a gente tem que atualizar, modernizar, trazer algo que avance nesse sentido, o momento é agora. E, no caso das Engenharias, a participação do Crea é fundamental”, completou Moacyr. Ele considerou ainda outros espaços que podem contar com a contribuição do conselho, a exemplo do Consórcio Universitas, que congrega UFPE, UFRPE, UPE, Unicap, Ufape, IFPE, IF-Sertão e Univasf.

“Essa reunião foi extremamente importante por mostrar a universidade que nós queremos construir. Uma universidade inclusiva não só para aqueles que estão fazendo o curso aqui, mas para toda a sociedade”, afirmou Adriano Lucena, presidente do Crea-PE. “Saímos daqui com vários pontos de pauta, como a formação do futuro profissional de Engenharia, além de temas importantes para o desenvolvimento de nosso estado, como o investimento no polo automobilístico, no Porto de Suape e na duplicação de rodovias”, completou Adriano.

Realizada no Gabinete do Reitor, a reunião contou ainda com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Diretoria Estratégica de Planejamento, Avaliação e Gestão (Deplag) e do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

Data da última modificação: 12/07/2023, 16:52