Representantes da Eletrobras e da Chesf visitam o Centro de Energias Renováveis da UFPE

Representantes da Eletrobras e da Chesf visitaram, na sexta-feira (21), o Centro de Energias Renováveis (CER) da Universidade Federal de Pernambuco (CER-UFPE) para uma conversa sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia solar e eólica no Brasil e no mundo. A conversa teve como foco as novas fronteiras do conhecimento e as tecnologias disruptivas em energia solar fotovoltaica, solar térmica e eólica.

Foto: Pablo Sousa (CER-UFPE)

Representantes da Eletrobras, da Chesf e do CER-UFPE conversam sobre parcerias

Da Eletrobras, participaram do encontro o vice-presidente executivo de Operações e Segurança Antônio Varejão de Godoy; e o vice-presidente executivo de Inovação, P&D, Digital e TI, Juliano de Carvalho Dantas. A Chesf foi representada pelo diretor-presidente João Henrique de Araújo Franklin Neto. O trio foi recebido pelos pesquisadores Olga Vilela e Alexandre Costa (docentes do Departamento de Energia Nuclear da Universidade), diretores do CER-UFPE; pelo responsável pelo PMO (Project Management Office) do CER-UFPE Pablo Sousa, e pelos pesquisadores em pós-graduação do CER-UFPE Janis Galdino e Leonardo Petribú.

O Centro de Energias Renováveis da UFPE (CER-UFPE) é uma referência nacional e internacional no tocante a pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia solar fotovoltaica, energia solar térmica e energia eólica. Tendo iniciado suas atividades em 2013, a partir da integração entre o Grupo FAE (um dos principais grupos do Brasil em Energia Solar, criado na UFPE no final da década de 70) e o antigo Centro Brasileiro de Energia Eólica (criado na UFPE no início da década de 90), o CER-UFPE vem reafirmando o protagonismo da Universidade, uma instituição responsável por escrever uma parte fundamental da história da Solar e da Eólica no Brasil.

A professora Olga Vilela e o professor Alexandre Costa citam alguns marcos desta trajetória: “Em 1992, a UFPE colocou em operação o primeiro aerogerador de grande porte do Brasil, em Fernando de Noronha. Em 1998, a UFPE publicou o primeiro atlas eólico do Nordeste do Brasil com apoio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em 1999, a UFPE inaugurou a primeira área de testes de aerogeradores de grande porte no Brasil, em Olinda. Em 2001, o Grupo FAE da UFPE publicou o primeiro atlas solarimétrico do Brasil com o apoio do Cepel/Cresesb e Chesf. Em 2003, a UFPE publicou a primeira guia para a conexão de aerogeradores de grande porte à rede elétrica no Brasil com apoio da World Wind Energy Association”.

Segundo os pesquisadores, em 2014, a UFPE iniciou, com a Chesf, o projeto da maior plataforma de pesquisa em energia solar fotovoltaica do Brasil, em Petrolina. Em 2019, a UFPE colaborou com a Chesf quanto ao desenvolvimento da primeira usina fotovoltaica flutuante instalada em reservatório de hidrelétrica do Brasil, em Sobradinho.

Entre 2014 e 2023, o CER-UFPE se consolidou como referência nacional na coordenação do desenvolvimento e implantação de sistemas de previsão operacional de usinas eólicas, usinas solares fotovoltaicas e usinas híbridas para grandes atores do setor elétrico no Brasil, havendo assinado, há pouco, a coordenação da execução do projeto de P&D+I mais ousado no Brasil quanto a Power Performance Assessment e Manutenção Preditiva da frota de aerogeradores da CPFL, projeto em que o CER-UFPE colabora com o IFPE, a FITec e a Fade-UFPE.

O CER-UFPE tem participado, ao longo de vários anos, em vários projetos de P&D+I com parceiras como a Abengoa, Chesf, CPFL, Energisa, Iberdrola, Queiroz Galvão Energia (atual Ibitu Energia), Multiner S.A., Neoenergia, ONS, Petrobras, entre outras, colaborando a levar soluções desde o laboratório até a escala industrial. No âmbito de tais projetos, as equipes do CER-UFPE são compostas por docentes e pesquisadores em pós-doutorado, bem como estudantes nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, sendo o principal objetivo do centro a formação continuada de um corpo técnico-científico de excelência.

Centro de Energias Renováveis da UFPE (CER-UFPE)

secretaria.cer@ufpe.br

Data da última modificação: 25/07/2023, 15:42