Reitor e vice-reitor da UFPE recebem docentes da Índia e da África do Sul que pesquisam recursos hídricos

Pelo lado brasileiro, foi escolhida a Bacia do São Francisco para os estudos desenvolvidos

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo receberam, na quarta-feira (5), à tarde, o professor K. Venkata Reddy, do Departamento de Engenharia Civil do National Institute of Technology Warangal, da Índia, e a professora Bloodless Dzwairo, também de Engenharia Civil da Durban University of Technology (DUT), da África do Sul, para tratarem de assuntos referentes ao fechamento do projeto de pesquisa “Modelo de gestão integrada de águas para países BIS (Brasil, Índia e África do Sul) sob cenários de mudanças climáticas”, do qual também fazem parte as professoras Suzana Montenegro e Maria do Carmo Sobral, ambas do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, e a professora Carolyne Farias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também fazem parte do projeto de pesquisa a professora Josicleda Galvincio e o pesquisador Franklin Linhares, ambos da UFPE, mas eles não estiveram presentes ao encontro. Como parceiros no projeto estão a UFPE, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foto: David Sales

Encontro foi realizado no Gabinete do Reitor

A visita técnica fez parte do intercâmbio entre os pesquisadores do projeto, que estiveram no Brasil buscando conhecer as diversas formas de integração das águas no que diz respeito a geração de energia elétrica, transposição entre bacias hidrográficas (como o Projeto de Integração do Rio São Francisco – Pisf) e os efeitos das mudanças climáticas na segurança hídrica e energética do Brasil, especialmente do Nordeste brasileiro. No lado brasileiro, o projeto é financiado pelo CNPq.

Durante a reunião na Reitoria, a professora africana Bloodless Dzwairo demonstrou interesse em formalizar um intercâmbio entre estudantes da UFPE e da DUT, “o que seria interessante para todos os envolvidos, pois os problemas encontrados no Brasil e na África do Sul são bastante parecidos”.

O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo afirmaram estar animados com maior contribuição da UFPE no projeto de gestão integrada de águas. Neste momento, ocorre o fechamento desse projeto após quatro anos de pesquisas, com a assinatura do Memorandum of Understanding (MOU) - Memorando de Entendimento -, porém, segundo a professora Suzana Montenegro, a ideia é dar continuidade às pesquisas desenvolvidas, além expandir o que foi estudado, aos outros países do Brics e da possibilidade de parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

“Trabalhamos muito trocando experiências na área de modelagem hidrológica e gestão de recursos hídricos, considerando, inclusive, cenários de impactos de mudanças climáticas. A Bacia escolhida, no Brasil, para os estudos do projeto, foi a do Rio São Francisco, e cada país escolheu a sua bacia. Então, avançamos muito. Tivemos o desenvolvimento de dissertações e teses do lado brasileiro, assim como eles, do lado de cada um de seus países”, destacou ela.

Os pesquisadores estrangeiros passaram a semana no Departamento de Engenharia Civil e no de Ciências Geográficas, também com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil (PPGEC) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), assim como também com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Semiárido, que também fazem parte da mesma rede do projeto, e da UFPB.

Data da última modificação: 10/07/2023, 19:06