Reitor participa do VII Enarquifes no IFPE

Evento está sendo realizado até amanhã (25)

O reitor Alfredo Gomes participou da mesa de abertura do VII Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Enarquifes), na quarta-feira (22), à tarde, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O evento, que congrega os arquivistas e técnicos em arquivo das universidades e institutos federais do Brasil, teve início no dia 22 e vai até amanhã (25), e está sendo realizado com o apoio da UFPE e da UFRPE.

Foto: David Sales

Representantes da UFPE, UFRPE e do IFPE participam do evento

Também participaram da mesa o reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior; o arquivista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Renato Mota – representando o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão; a pró-reitora de Integração e Desenvolvimento Institucional do IFPE, Juliana Souza de Andrade; o coordenador-geral da Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Rede Arquifes); o professor do IFPE Fábio Nicácio, representado o diretor-geral do Campus Recife do IFPE; o professor Marivaldo Rodrigues Rosas; e a presidente da comissão organizadora do VII Enarquifes, Kelly Cristina Pontes da Silveira.

Durante a abertura, a presidente da comissão organizadora do evento lembrou que esta é a primeira vez que um instituto federal sedia o Enarquifes, antes apenas universidades federais o tinham feito.

O reitor Alfredo Gomes pontuou o quanto é importante o trabalhou realizado pelos arquivistas. “Os que trabalham com a memória, como o arquivo, são fundamentais para o desenvolvimento democrático. E nos colocamos à disposição para levar para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) a proposição de novas políticas públicas que tenham impacto positivo para este setor e as instituições federais de Ensino Superior (Ifes)”, explicou.

O reitor do IFPE, José Carlos Júnior, afirmou que era uma honra a instituição sediar o VII Enarquifes. “Estamos honrados por sermos o primeiro instituto a sediar o Enarquifes, ainda mais por ser o primeiro após a pandemia, pois o impacto que ela teve nas pessoas, e nos arquivistas, de forma geral, foi tremendo. Esperemos, neste evento, trazer soluções e encaminhamentos arquivísticas inovadoras para as instituições”, afirmou.

Data da última modificação: 24/08/2023, 16:38