Reitor Alfredo Gomes assume a 2º Vice-Presidência da Regional Brasil da Organização Universitária Interamericana

Nomeação ocorreu em assembleia virtual com representantes de diversas universidades do continente americano

Na última quinta-feira (23), o reitor Alfredo Gomes assumiu o cargo de 2º Vice-Presidente da Regional Brasil da Organização Universitária Interamericana (OUI). O professor foi escolhido de forma unânime e por aclamação pelos reitores e diretores de relações internacionais das mais de 350 instituições de ensino presentes na assembleia virtual. A presença da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na estrutura organizacional da OUI promoverá oportunamente mais ações de mobilidade docente, discente e para técnicos, bem como sólidas parcerias institucionais.

Nas palavras do reitor Alfredo Gomes, “a participação da UFPE em organismos internacionais desse porte é fundamental para consolidação da pauta internacional, integrando as demandas da internacionalização no ensino, pesquisa, extensão e inovação. De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz, o reconhecimento aponta para os novos caminhos traçados pela atual gestão, indicando um horizonte transversal e dialógico para internacionalização”.

A OUI é uma das mais relevantes associações internacionais que reúne universidades de todo o continente americano. Além da integração universitária e internacionalização, a entidade tem como eixos estratégicos: o compromisso social, a inovação, o desenvolvimento sustentável, a governança e a liderança estratégica.

Ao final da assembleia, como atividade de encerramento da celebração do quadragésimo aniversário da OUI, foi realizada a conferência “Dialogue with OECD. The Challenges and Opportunities of Higher Education in the Post-Pandemic Period”, ministrada pelo secretário-geral adjunto da OCDE, Ulrik Vestergaard Knudsen, e moderada pela reitora Joy Johnson, da Simon Fraser University e vice-presidente da OUI Canadá.

Data da última modificação: 23/10/2020, 18:09