Notícias Notícias

Voltar

Reforma da Previdência é explicada a colaboradores do HC

O servidor aposentado da UFPE Eugênio Caraciolo e Silva abordou o assunto que está em discussão hoje no Congresso Nacional

Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh

Palestrante destacou preocupação com o futuro pós-aposentadoria

Assunto presente em qualquer roda de conversa no Brasil e bem atual na mídia, a proposta de reforma da previdência foi tema de palestra, na manhã de ontem (16), no anfiteatro 4 do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O texto de Proposta de Emenda à Constitucional (PEC) 06/19 foi apresentado pelo servidor aposentado da UFPE Eugênio Caraciolo e Silva, que também mostrou como são hoje as regras para celetistas e servidores públicos.

“Neste momento (em que o texto está sendo analisado pela Comissão da Reforma), o importante é a sociedade dialogar com os deputados e discutir o assunto. Como vai votar? Pensa o que a respeito do tema? Todos nós precisamos de informações confiáveis para decidir, os deputados também são assim. As pessoas precisam de tempo para ‘comprar o colchão’ e fazer a gestão do seu futuro na aposentadoria”, explicou Eugênio Caraciolo, que trabalhou 34 anos como gestor na UFPE, 11 deles como dirigente na área de Recursos Humanos.

Eugênio alerta para um detalhe que merece atenção no texto da PEC. “Mais preocupante do que todos esses cálculos e discussões sobre idade mínima, por exemplo, é a previsão em vários artigos da PEC que deixa pontos para serem regulamentados por Lei Complementar no futuro. Se isso passar, o assunto deixa de ser constitucional e perde o quórum qualificado de 3/5 em dois turnos nas duas Casas Legislativas, mais difícil, para a maioria simples. É uma ‘carta branca’ para o assunto sofrer qualquer tipo de alteração no futuro”, exemplificou Eugênio.

A realização do evento foi uma parceria do Serviço Social (que celebrou o Dia do Assistente Social, na quarta, 15), da Divisão de Enfermagem (que comemorou o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, no domingo, 12), do Núcleo de Educação Permanente (Nepe) e da Divisão de Gestão de Pessoas.

SERVIÇO SOCIAL – Hoje (17), o Serviço Social do HC celebra o Dia do Assistente Social, comemorado na última quarta-feira (15), também explicando as principais mudanças propostas na Reforma da Previdência. Uma série de banners estão na Portaria 4 do HC mostrando os pontos principais da PEC que trata do tema. A ação informativa realizada pela manhã foi destinada aos profissionais, residentes e usuários do HC.

“Esta ação teve como objetivo prestar mais informações às pessoas sobre o futuro delas que está em jogo. Exibimos vídeos informativos e fizemos um atendimento rápido utilizando a ‘Calculadora da Aposentadoria’ que calcula o tempo que falta para as pessoas se aposentarem”, explicou Isadora Serrano, chefe do Serviço Social do HC.

Data da última modificação: 17/05/2019, 14:37