Rede Resiclima lança site oficial e série de podcasts sobre mudanças climáticas

O primeiro episódio da série, com a participação do pesquisador Rodrigo Felipe Rodrigues do Carmo, já está no ar

A Rede Resiclima, uma colaboração interinstitucional de pesquisadores dedicados ao estudo das mudanças climáticas, anuncia o lançamento oficial de seu site e uma série de cinco episódios sobre mudanças climáticas em parceria com o podcast Universo Generalista. O primeiro episódio da série, com a participação do pesquisador Rodrigo Felipe Rodrigues do Carmo, está disponível no link.

Nesse episódio, Rodrigo Felipe Rodrigues do Carmo explora os resultados de uma pesquisa sobre como diferentes segmentos da população brasileira veem e se preocupam com as mudanças climáticas. Discutindo desde a influência da escolaridade, classe social e posicionamento político até o impacto dos meios de comunicação. O episódio oferece uma visão detalhada sobre a consciência ambiental no Brasil, destacando a importância das políticas públicas informadas por dados reais. A conversa também aborda como as mudanças climáticas afetam a população da Caatinga, revelando as complexidades da relação entre sociedade e natureza neste contexto.

A Rede Resiclima é composta por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas do Brasil e do exterior, incluindo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem como coordenador-geral o professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica. Participam ainda a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidad Nacional del Comahue (Argentina), Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México), University of Michigan (EUA) e University of Helsinki (Finlândia). A rede promove uma abordagem integrada para entender as variadas dimensões das transformações climáticas e suas implicações. Os projetos da Rede Resiclima são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Data da última modificação: 21/02/2024, 12:36