Rede Resiclima lança projeto de pesquisa sobre enfrentamento da emergência climática

Projeto é coordenado pelo professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica do Centro de Biociências (CB)

A Rede Resiclima lançou recentemente o projeto de pesquisa “Determinantes Biopsicossociais na Resposta Individual e Coletiva ao Enfrentamento da Emergência Climática”. A coordenação geral do projeto está sob a liderança do professor Ulysses Paulino de Albuquerque, do Departamento de Botânica do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa agrega talentos de diversas instituições acadêmicas, incluindo UFPE, UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, Unifesspa, USP, UnB, UFRN, PUC-Rio, UFU, University of Michigan (Estados Unidos) e University of Helsinki (Finlândia).

Diante da realidade das mudanças climáticas, torna-se necessário compreender como os seres humanos têm enfrentado e reagido à variabilidade do clima. A questão central deste projeto é: Quais fatores influenciam o engajamento público e a percepção em relação ao enfrentamento da emergência climática global? Busca-se, portanto, desvendar como elementos da cognição humana moldam a dinâmica social em sistemas tanto reais quanto virtuais, em ações voltadas à prevenção e à mitigação das mudanças climáticas. Este estudo é crucial para a criação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas eficazes voltadas à emergência climática global.

Ontem (14), foram aprovados os marcos teóricos e metodológicos do projeto, bem como estratégias de divulgação e popularização de suas atividades. O projeto está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da Organização das Nações Unidas (ONU), que se refere à Ação Contra a Mudança Global do Clima. Especificamente, alinha-se à meta 13.3, que foca na melhoria da educação, aumento da conscientização e fortalecimento das capacidades humanas e institucionais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

Professor Ulysses Paulino de Albuquerque

upa677@hotmail.com