Rede Ebserh abre período de adesão das instituições de saúde para o maior exame de residência do país

Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional

Instituições de saúde de todo o País podem aderir à 4ª edição (2023/2024) do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O cadastramento das instituições interessadas em participar da seleção nacional unificada começou na segunda-feira (10) e segue até as 23h59 do dia 2 de agosto deste ano. Em 2022, o exame contou com 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas. O Hospital das Clínicas (HC) da UFPE é um dos 41 hospitais administrados pela Rede Ebserh.

Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. A formalização da adesão deverá ser realizada por meio de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão no site do Enare.

VANTAGENS - O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Nas três primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras.

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu. Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição. Após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Para a residência multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma segunda oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

ETAPAS - A publicação do edital de abertura do exame está prevista para agosto, com inscrições para os candidatos previstas para os meses de agosto e setembro. O período para envio de documentação para análise curricular tem previsão de ocorrer também entre agosto e setembro. As provas objetivas devem ocorrer no fim de outubro. As datas serão confirmadas em edital, e os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site do Enare.

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

SOBRE A EBSERH - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 12/07/2023, 16:34