REAdME agrega conteúdos de ensino, pesquisa e extensão da UFPE sobre o enfrentamento da Covid-19

Trata-se de um ambiente digital alimentado por conteúdos confiáveis, com acesso disponível a toda a sociedade

Um espaço para fomentar o uso e o compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em especial aqueles produzidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, utilizando o Repositório Digital Attena. Esse é o REAdME (Recursos Educacionais Abertos Desenvolvidos para a Melhoria Acadêmica), ambiente digital alimentado por conteúdos confiáveis, elaborados por professores, técnicos administrativos e estudantes da UFPE, e com acesso disponível a toda a sociedade.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) e do Grupo de Pesquisa Saber Tecnologias Educacionais e Sociais, o REAdME reúne todo recurso educacional designado para uso no ensino ou aprendizado, a exemplo de livros, cartilhas, vídeos, áudios, ilustrações, fotografias, aplicativos, softwares, animações, infográficos, jogos, entre outros. Ao licenciar seus materiais como REA, os autores ampliam as possibilidades de alcance da sua produção e favorecem o compartilhamento de saberes, preservando sua propriedade intelectual sobre os materiais produzidos e indicando, por meio de licenças, como a Creative Commons, de que forma o recurso poderá ser utilizado por outras pessoas.

“Além disso, [os autores] têm a possibilidade de aumentar a visibilidade, nacional e internacional, das produções desenvolvidas na UFPE; ampliar as possibilidades de parcerias com instituições nacionais e internacionais; facilitar o trabalho da comunidade acadêmica, uma vez que os REA podem ser reutilizados, revisados, remixados, redistribuídos e copiados, o que significa, também, economia de tempo e recursos financeiros para oferta de cursos, disciplinas ou qualquer outra atividade formativa. É também uma forma de fazer bom uso da verba pública”, afirma a coordenadora-geral do projeto, Cristine Gusmão, subchefe da Spread.

O REAdME foi formalmente apresentado durante o II Workshop de Pesquisa da UFPE sobre o enfrentamento da Covid-19, realizado em outubro, e está disponível desde então. Para acessá-lo, basta entrar no Repositório Digital Attena e escolher a comunidade “Recursos Educacionais Abertos – REA”. “Serão listadas as tipologias de materiais aceitos na comunidade e a quantidade de itens por tipologia. Clicando numa tipologia específica, se houver materiais, por exemplo ver cartilhas, são apresentados os materiais depositados. Também é possível buscar materiais por assunto, título, tipo, autor usando o campo de busca do Repositório Attena”, explica a coordenadora técnico-pedagógica do projeto, Josiane Lemos Machiavelli, colaboradora do Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais.

Os interessados em submeter materiais para o REAdME precisam ter o ID UFPE. Um tutorial sobre o procedimento está disponível na própria comunidade “Recursos Educacionais Abertos – REA” do Repositório Attena. Após a submissão, a Spread checa se o autor-depositante preencheu corretamente o formulário disponível no Repositório Attena. Isso é feito num prazo de até 72 horas após a submissão, exceto em finais de semana e feriados.

A comunidade surgiu para apoiar a divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão da UFPE no âmbito do enfrentamento da Covid-19, mas o projeto pode ser ampliado para outras áreas. “Temos interesse de ampliar o alcance do projeto, incluindo outras áreas temáticas, uma vez que a utilização dos REA é uma tendência mundial, recomendada e fomentada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como forma de favorecer a divulgação e o compartilhamento de recursos educacionais”, diz Cristine Gusmão.

Data da última modificação: 23/12/2020, 15:30