Reabertas as inscrições para intercâmbio em Moçambique

Novo prazo vai até 31 deste mês para alunos pretos, pardos e quilombolas a partir do 5º semestre de licenciaturas

Da CGCOM/Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação e o Ministério da Igualdade Racial reabriram as inscrições para o Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. Agora, o prazo vai até o dia 31 deste mês. As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). O novo prazo consta na alteração do Edital Conjunto nº 34/2023, publicada na edição do dia 26 do Diário Oficial da União.

A seleção abarca 50 vagas para intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), todas destinadas a estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado a partir do 5° semestre de um curso de licenciatura e há, no mínimo, dois semestres vinculado a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos.

A relação de inscritos será publicada em até 15 dias úteis, contados a partir do encerramento das inscrições. A divulgação do resultado se dará em maio e o início das atividades acontece a partir de agosto.

Cada estudante receberá R$ 10.500,00 para diárias, R$ 13.172,00 para passagens aéreas, R$ 520,75 de auxílio seguro-saúde, R$ 257,25 para ajudar na emissão de passaporte e R$ 250,00 para o visto de entrada em Moçambique. Os recursos são do Ministério da Igualdade Racial.

Antes de partir para a estadia de duas semanas no país africano, os alunos farão um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana. Os participantes deverão elaborar um relatório, bem como um artigo, um evento acadêmico ou relato de experiência, das atividades executadas na universidade moçambicana.

O Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul vai estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate do racismo e para a educação das relações étnico-raciais a partir da cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e incentivo a pesquisas e ao desenvolvimento científico e tecnológico para a promoção da igualdade racial. Além disso, a ação fortalecerá a formação inicial e continuada de educadores na perspectiva da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Data da última modificação: 29/01/2024, 13:48