Publicações enfocam feira e feirantes de Caruaru

Obras são de autoria do professor Márcio Sá, do CAA

A Fundaj-Editora Massangana e o Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (Geia), do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE vão promover a apresentação do livro “Filhos das feiras: uma composição do campo de negócios agreste”, no dia 13 deste mês, às 14h, no Armazém da Criatividade (Polo Comercial de Caruaru), quando também ocorrerá o lançamento da 2ª edição do livro “Feirantes: quem são e como administram seus negócios?”, ambos de autoria do professor Márcio Sá.

O autor atua como professor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. É cofundador do Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste (GEIA) e membro do Instituto Histórico de Caruaru (IHC). Realizou período de estudos na Universidade de Bolonha (Itália), esteve como pesquisador visitante no Trinity College, Universidade de Dublin (Irlanda), e concluiu um doutorado em Sociologia na Universidade do Minho (Portugal).

Resenhas dos livros

Filhos das feiras - “No Nordeste do Brasil, mais especificamente no Agreste de Pernambuco, um meio rural historicamente interligado por feiras de rua, realizadas nos pequenos e médios centros urbanos locais, vem sendo conformado por meio de mudanças e continuidades ao longo das últimas décadas. Se, por um lado, a dinâmica cultural, social e econômica local se conecta cada vez mais ao mercado contemporâneo, por outro, a herança da tradição rural, comercial e interiorana continua a se fazer presente no modo de vida e de trabalho dos seus habitantes. As feiras da sulanca, os centros comerciais dedicados às confecções, as fabriquetas domésticas e seus trabalhadores, as empresas nas quais algumas desses fabricos se transformaram e seus proprietários, enfim, o que aqui se entende como agreste das confecções reflete um tanto daquelas mudanças e continuidades. É nesse contexto que milhares de pessoas que viveram a infância, a adolescência ou mesmo o início da vida adulta em meio a atividades agrícolas, de feiras de rua, de pequenos comércios familiares e/ou mesmo em fabricos domésticos, hoje possuem negócios de produção e comercialização de confecções. Este livro se propõe a compreender de que modo tais pessoas e seus negócios evoluíram a partir de uma história coletiva local comum, compartilhada por meio das feiras de rua e da dimensão que esta tomou na dinâmica regional, e como hoje constituem um campo de negócios específico. Argumenta-se que, a partir e por meio de tal legado coletivo incorporado por gerações de feirantes, signos distintivos socioculturais, para além dos econômicos, hoje diferenciam as pessoas e seus negócios irradiados pela região a partir dos municípios-eixo de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Ao mesmo tempo, heranças comuns permanecem e os fazem semelhantes noutros aspectos. Acredita-se que reconstruir o processo de configuração de tais diferenças e semelhanças, bem como interpretá-las apropriadamente, esclarece tanto sobre a condição atual de tais pessoas e de seus negócios quanto acerca do conjunto maior da produção e comercialização de confecções naquele contexto.” (Da Introdução)

Feirantes: quem são e como administram seus negócios- “O que é, de fato, a feira de Caruaru? Quem são seus feirantes? Como eles administram seus negócios? Este livro de Marcio Sá se estrutura a partir de questões como essas. Na realidade, a necessidade de conhecer o modo como membros das classes populares brasileiras, neste caso os feirantes, administram seus pequenos negócios foi a razão maior que motivou a realização da pesquisa que o originou. Muito mais do que o estudo de uma questão local, pontual e específica de uma cidade do interior do Nordeste, este livro é resultado de um esforço compreensivo-explicativo da condição de vida-trabalho de pessoas que vivem, como estes feirantes, em contextos periféricos” (da Apresentação do livro).

14h - Recepção dos convidados

14h15 – Abertura – professora Denise Souza (líder do Geia-CAA-UFPE)

14h20 - Joana Cavalcanti (Fundaj-Editora Massangana)

14h35 - Apresentação do livro – professor Pedro Lincoln (UFPE)