Prospecta Mundo discute Guerras Híbridas e a América Latina na Nova Ordem Mundial

Encontro fez parte do ciclo de debates Crises Contemporâneas e foi realizado pelo Instituto Futuro, centro de estudos avançados da UFPE

“Guerras Híbridas e a América Latina na Nova Ordem Mundial” foi o tema do evento Prospecta Mundo, realizado pelo Instituto Futuro, centro de estudos avançados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na tarde de ontem (25), no auditório 3 da Biblioteca Central, no Campus Recife. O encontro fez parte do ciclo de debates Crises Contemporâneas e contou com o lançamento do livro “Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes”, de Andrew Korybko.

Foto: Passarinho

O encontro fez parte do ciclo de debates Crises Contemporâneas

“A Guerra Híbrida é a combinação de revoluções coloridas e guerras não convencionais para substituir governos. Partindo do estudo de caso da Síria e da Ucrânia, o autor constrói um novo conceito, cujo modo de operação pode ser facilmente identificado em outros conflitos no Oriente Médio e na América Latina. A Guerra Híbrida é o modelo de intervenção para o século XXI”, define o resumo do livro, que foi lançado no Brasil pela editora Expressão Popular.

O professor José Luiz Quadros, do Departamento de Direito Público de Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), convidado do Prospecta Mundo, falou sobre a perda da hegemonia dos Estados Unidos no contexto mundial e a construção de uma nova hegemonia chinesa. “A Rota da Seda precisa ser estudada”, defendeu. Ele também destacou a avalanche tecnológica, especialmente o uso da inteligência artificial, em um contexto de mudanças rápidas e surpreendentes.

Para o coordenador do Instituto de Estudos da Ásia da UFPE, professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política, é necessário buscar entender qual é o impacto da tecnologia na geopolítica mundial. “Ela atua com muita força, mas quase imperceptivelmente para a maioria das pessoas”, explicou. Ele também destacou o papel do Instituto Futuro em instigar esses debates. “Os encontros têm sido um alento no sentido de articular questões espinhosas e difíceis”, disse.

Presente na mesa, o jornalista Jônatas Campos, que foi correspondente na Venezuela pelo jornal Brasil de Fato em 2012, relatou suas experiências na cobertura internacional. O evento marcou a estreia do economista Pedro Lapa como curador do Prospecta Mundo. Ele destacou a generosidade do convite da professora Maria de Jesus Britto Leite, coordenadora do Instituto Futuro. “Estou muito feliz com a tarefa de contribuir para a aproximação da universidade e dos movimentos sociais”, disse.

LIVRO - Autor de “Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes”, Andrew Korybko é jornalista na Sputnik News, analista político e conselheiro do Instituto de Estudos e Previsão Estratégicos. Seus estudos são dedicados à geopolítica na Eurásia, aos conflitos entre os Estados Unidos e a Rússia e a China, tendo como pano de fundo a disputa energética e as estratégias de integração da região, além das revoluções coloridas e da guerra não convencional, que são o tema deste livro.

EVENTO - O Prospecta engloba a promoção de reuniões, seminários, exposições que incentivem o debate, o estudo e ações que perpassem as fronteiras dos conhecimentos; que busquem reconhecer novos horizontes nos campos da ciência, do humanismo e da cultura, bem como naqueles campos que resultam das interfaces disciplinares; que ampliem as relações da UFPE com a sociedade, a partir de atividades nos seus três âmbitos de ação: ensino, pesquisa e extensão.

Data da última modificação: 26/04/2019, 16:29