Prospecta debate futuro do jardim como espaço público nas cidades

Encontro é gratuito e será na terça-feira (28), às 9h30, no auditório 3 da Biblioteca Central

O Instituto Futuro da UFPE e o Laboratório da Paisagem realizam o evento Prospecta VIII, com o tema “O futuro do jardim”, na terça-feira (28), às 9h30, no auditório 3 da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os palestrantes são os professores Ana Rita Sá Carneiro (Departamento de Arquitetura e Urbanismo), Filipe Campello (Filosofia) e Marccus Alves (Botânica). As inscrições já estão abertas, podem ser feitas on-line e são gratuitas.

“A crise global nos leva à expectativa de os espaços públicos serem cada vez mais cerceados, mais negados, em sua pujança de vida coletiva, motivados pelas densidades desumanas, pela pouca importância dada a convivência. Ou ainda, nos apresenta um futuro dos mais funestos de muitas cidades litorâneas – como o nosso Recife – ficarem submersas em função do aumento do nível do mar”, explica a coordenadora do Instituto Futuro, professora Maria de Jesus de Britto Leite.

“Esta é uma condição que nos oferece o jardim, espaço público urbano, lugar de estar das cidades: o sentirmo-nos no mundo, nos identificarmos como parte energética da natureza. Um jardim é sempre uma surpresa e ainda nos revela o prazer do detalhe, da intimidade. Sendo assim, pode ser entendido como uma obra de arte viva. Do ponto de vista social, ainda é o lugar que franqueia o encontro entre as pessoas do lugar”, completa ela. O encontro relembra o aniversário do paisagista Roberto Burle Marx.

Instituto Futuro

inst.futuro@gmail.com