Notícias Notícias

Voltar

Propesqi recebe propostas em resposta a chamadas de apoio a infraestrutura de pesquisa e equipamentos

Seleção das propostas vai compor proposta institucional da UFPE

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe propostas de interessados em submeter projetos em resposta a duas chamadas públicas do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 

As oportunidades de financiamento são a Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Ação Transversal/Recuperação - Infra 2023 “Edital para Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro a Recuperação e Atualização de Ambiente de Pesquisa e Equipamentos” e a Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT – Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023 “Edital para Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro para Expansão e Desenvolvimento de Infraestrutura de Pesquisa”. As chamadas estão disponíveis aqui. 

A UFPE vai submeter a cada uma das chamadas uma única proposta institucional composta pelos subprojetos selecionados pela Propesqi. O envio de propostas para a pró-reitoria em resposta à chamada de Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023 se encerra no dia 27 de fevereiro e à chamada Ação Transversal/Recuperação - Infra 2023, em 22 de março. Interessados devem encaminhar os subprojetos via e-mail para a Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesqi (dpq.propesqi@ufpe.br). A pró-reitoria vai realizar uma reunião para apresentação das pré-propostas para as duas chamadas no dia 1º de fevereiro, às 14h, em local a ser definido. 

A Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT – Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023 visa reforçar e consolidar a infraestrutura de pesquisa em todo o país, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico, com qualidade internacionalmente reconhecida; aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de conhecimento, por intermédio da realização de pesquisas; e fomentar a cooperação entre as ICTs e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), de maneira a garantir a sustentabilidade e a operacionalidade das infraestruturas de pesquisa. A Propesqi vai avaliar, até o dia 5 de março, as propostas recebidas em resposta a essa chamada. A seleção interna de projetos deve ocorrer até o dia 12 de março. Ajustes e envio à Finep deve ser feito até o dia 29 de março.

A Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Ação Transversal/Recuperação - Infra 2023 tem como objetivo apoiar financeiramente a recuperação e atualização de equipamentos de pesquisa de laboratórios de pesquisa de instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) em todo o país, com vistas a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e tecnológico com qualidade internacionalmente reconhecida. Também visa aumentar a competitividade brasileira em diversas áreas de conhecimento por intermédio da realização de pesquisas e incentivar a prestação de serviços, por meio da infraestrutura instalada, a empresas de base tecnológica, estimulando o processo de inovação. A avaliação e divulgação da seleção interna das propostas recebidas pela Propesqi em resposta a essa chamada será feita até o dia 29 de março. A Propesqi fará ajustes e enviará à Finep as propostas até o dia 19 de abril.

Mais informações
Diretoria de Pesquisa (DPQ) da Propesqi

dpq.propesqi@ufpe.br 
(81) 2126.7050 - WhatsApp institucional

Data da última modificação: 19/01/2024, 15:41