Projetos da UFPE são premiados no 26º Congresso Brasileiro em Engenharia Biomédica

Além da programação acadêmica, o evento contou com duas competições e a UFPE foi premiada em ambas

Projetos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram premiados no 26º Congresso Brasileiro em Engenharia Biomédica (CBEB 2018), realizado em Búzios (RJ) de 21 a 25 deste mês. Além da programação acadêmica, o evento contou com duas competições: um Camp de Inovação, em que equipes participaram de uma formação empreendedora, tendo como resultado final uma apresentação de três minutos para ser avaliada; e o Primeiro Desafio Temático em Engenharia Biomédica, que consistiu no desenvolvimento de uma solução para controle de um braço robótico através de mecanomiografia ou eletromiografia (controle baseado em movimentos musculares).

Estudantes foram contemplados nas duas competições do congresso

No Camp de Inovação, todos os três projetos vencedores foram do Nordeste, sendo dois deles da UFPE. O projeto Sicure – formado por Alana Elza Fontes da Gama (professora do Departamento de Engenharia Biomédica e pesquisadora do Voxar Labs), João Marcelo Xavier Natário Teixeira (professor do Departamento de Eletrônica e Sistemas e pesquisador do Voxar Labs), Maria Iziane de Santana Ferreira e Vitória Monteiro da Silva Ferreira (alunas do curso de Engenharia Biomédica) – obteve o 1º lugar na competição. O Sicure consiste em uma solução de Fisioterapia que corrige o exercício executado pelo paciente em tempo real, tornando possível o exercício domiciliar com segurança.

Já o projeto HandSpect – formado por Hugo Abreu Mendes (aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação), Vinícius Augusto Galvão da Silva, Natália Ayumi Albuquerque Kitaoka e Marina Cardoso de Oliveira (alunos do curso de Engenharia Biomédica) – obteve o 3º lugar. O HandSpect consiste em uma solução capaz de diagnosticar com precisão, através de um dispositivo similar a um adipômetro, se o paciente possui ou não esclerodermia, doença autoimune que causa inflamação crônica do tecido conjuntivo.

No Primeiro Desafio Temático em Engenharia Biomédica, a equipe orientada pelos professores Alana Elza Fontes da Gama, Marilú Gomes Netto Monte da Silva (ambas do DEBM), Guilherme Nunes Melo e João Marcelo Xavier Natário Teixeira (ambos do DES) obteve o 3º lugar na competição. Os alunos Willams de Lima Costa e Mirella Melo (mestrandos em Ciência da Computação do Centro de Informática e pesquisadores do Voxar Labs), José Gomes da Silva Neto (aluno de Engenharia de Controle e Automação), Marina Cardoso de Oliveira (aluna de Engenharia Biomédica) e Thiago Lafayette (aluno de Engenharia Mecânica) desenvolveram um sistema capaz de ler informações musculares do usuário e controlar um braço robótico com o objetivo de desempenhar atividades com precisão e no menor tempo possível.

A solução desenvolvida pela equipe, usando a infraestrutura do Laboratório de Engenharia Biomédica (LEB/DEBM), Laboratório Didático de Eletrônica (LDE/DES) e grupo de pesquisa do Centro de Informática (CIn) Voxar Labs, tem o formato de um shield de Arduino Uno e é capaz de ler sinais elétricos gerados pelos músculos, o que pode ser utilizado no controle de próteses mioelétricas. Além do terceiro lugar, a equipe recebeu um empréstimo do braço robótico utilizado na competição pelos próximos dois anos. O objetivo é impulsionar novas pesquisas na UFPE usando o controle robótico desenvolvido.

Data da última modificação: 29/10/2018, 15:02