Projeto Trocas Atlânticas debate migrações e fluxos contemporâneos de africanos no Brasil

Mesa-redonda tem como parceiros o Instituto de Estudos da África e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE

O projeto Trocas Atlânticas, do Programa Educação e Relações Étnico-Raciais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realiza o evento “Africanos no Brasil: migrações e fluxos contemporâneos”, na próxima quarta-feira (15), às 17h30, no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mesa-redonda tem como parceiros o Instituto de Estudos da África e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE.

A mesa-redonda “Imigrações africanas na contemporaneidade”, coordenada por Cibele Barbosa, da Fundaj, terá duas falas. A primeira é “Migrações africanas e multiculturalismo”, com o professor Bas'lelle Mallomano, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O comentador será Joanildo Burity, também da Fundaj e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE.

A segunda é “Africanos no Brasil: redes culturais de acolhimento”, com o diretor cultural da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes – África (Bibli-Aspa), Adriano Mucuapera. Em seguida, às 19h30, haverá o lançamento do livro “Diáspora africana e migração na era da globalização: experiências de refúgio, estudo, trabalho”, de autoria de Bas'lelle Mallomano, Dagoberto José Fonseca e Mbuyi Kabunda Badi.

Data da última modificação: 13/08/2018, 14:56