Projeto Nós Propomos! realiza atividade com alunos da rede estadual na Câmara do Recife

Iniciativa é desenvolvida por docente e doutorandos, que são professores da rede pública de ensino

Um grupo formado por 30 alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio (Erefem) Barros Carvalho, localizada no Cordeiro, na zona oeste do Recife, participou de atividade na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi promovida pelo projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, da UFPE, e teve como objetivo permitir que os jovens conhecessem de perto o funcionamento da Câmara, de modo a entender como os parlamentares conduzem o dia a dia de seus trabalhos.

Alunos conheceram o funcionamento da Câmara

“Em Pernambuco, o projeto Nós Propomos! chegou com o objetivo de desafiar os estudantes a identificarem problemas de escala local, realizando trabalhos de campo na comunidade, elaborando propostas de intervenção para a resolução dos problemas identificados naquele local e, como produto final, apresentar essa proposta aos agentes sociais que possam auxiliar nessas mudanças”, afirmou um dos coordenadores do projeto, o doutorando em Geografia pela UFPE Vicente Natanael, que também é professor na Barros Carvalho.

“Eles criaram sugestões, mapearam o local e envolveram a comunidade no processo. O Mercado do Cordeiro, por exemplo, recebeu ideias para o descarte do lixo e utilização correta da água. Os alunos também elencaram algumas dicas para os feirantes”, explicou Vicente a respeito da atividade desenvolvida pelos estudantes que visitaram a Câmara Municipal do Recife.

Entre os alunos que visitaram a Câmara de Vereadores estava João Gabriel da Silva dos Anjos, do 9º ano do Ensino Fundamental. “Foi muito interessante conhecer a Câmara, pois eu aprendi bastante como funcionam as Comissões. Em frente à escola, tem um esgoto aberto e trouxemos essa reivindicação para o projeto”, disse. “Foi uma visita única. Eu gostei bastante. E o papel do vereador tem uma importância porque eles estão mais próximos das comunidades”, disse a estudante Ana Júlia Paraíso, do 8º ano. A ação ocorreu no último dia 24. Esta foi a primeira vez que os alunos da Erefem Barros Carvalho visitaram a Câmara Municipal do Recife.

Atualmente, o projeto Nós Propomos! está sendo realizado em cinco escolas estaduais e em duas escolas municipais localizadas nas cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. São cerca de 120 estudantes participando diretamente das atividades e ações propostas pela iniciativa, que faz parte de convênio firmado entre a UFPE e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa). É realizado por meio do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep/UFPE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Além de Vicente, as ações do projeto são desenvolvidas ainda pelo professor do Departamento de Geografia da UFPE Francisco Kennedy, coordenador-geral do Nós Propomos!; e por Lucas Botelho, professor da rede municipal de ensino.

Data da última modificação: 30/08/2023, 16:10