Projeto Gradação, pré-acadêmico com conteúdo em Libras, está com inscrições abertas

O projeto conta com 150 voluntários, entre eles alunos de graduação, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores

O Projeto Gradação, pré-acadêmico gratuito com conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais), está com inscrições abertas, via internet, até o dia 17 deste mês. O projeto é destinado prioritariamente aos estudantes que cursam ou que concluíram o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada de ensino (na condição de bolsistas) e que desejam se preparar para processos seletivos para o ensino superior. Além de vestibulandos surdos, atende a pessoas ouvintes de diversas esferas sociais, como travestis e transexuais.

Este projeto de extensão conta com 150 voluntários, entre eles, discentes de graduação, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores das diversas áreas do conhecimento. Entre os participantes, estão estudantes da UFPE, UFRPE, IFPE e UPE. As equipes estão divididas nas áreas de Psicopedagogia, Serviço Social, Inclusão e Professores.

O orientador e coordenador do projeto é o professor José Luís Simões (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – DMTE/Centro de Educação/UFPE). O vice-coordenador do projeto e orientador da equipe de Inclusão é o professor José Arnor de Lima Júnior (Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais – DPOE/Centro de Educação/UFPE). O coordenador da equipe de Inclusão é o professor Antônio Carlos Cardoso (DPOE/Centro de Educação/UFPE). E o professor Paulo Antônio Padovan (Departamento de Histologia e Embriologia/Centro de Biociências/UFPE) é colaborador didático.

Nos dias 14 e 15 deste mês, haverá uma capacitação para os voluntários que atuam no projeto, no Centro de Educação (CE) da UFPE, no Campus Recife. A capacitação será ofertada pelos professores José Arnor de Lima Júnior e Antônio Carlos Cardoso, ambos docentes surdos do DPOE/CE/UFPE. No dia 14, eles tratarão da inclusão de pessoas surdas no ensino superior, por meio de palestra e mesa-redonda. No dia 15, haverá capacitação básica de Libras. Durante a ação, haverá intérpretes da UFPE traduzindo o conteúdo.

Este é o primeiro ano do projeto, cujas aulas têm previsão de início em 11 de março. As aulas de todas as disciplinas serão ofertadas em língua portuguesa, com tradução em Libras, promovendo os fatores essenciais para que o surdo possa realizar o vestibular em igualdade de condição com os ouvintes.

Data da última modificação: 04/02/2019, 14:35