Projeto Galego divulga importância da conservação do macaco-prego-galego e da biodiversidade

Na SNCT, coordenadores do projeto, estudantes e pesquisadores realizaram atividades em Igarassu

Da assessoria do projeto

Durante a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Projeto Galego da Universidade Federal de Pernambuco realizou, na semana passada, a Ação Galego nas Escolas promovendo acesso ao conhecimento sobre a conservação da biodiversidade e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de muita ciência, arte e educação ambiental. A ação envolveu quatro escolas do município de Igarassu, em parceria com a Secretaria de Educação do município.

O Projeto Galego da UFPE tem se dedicado à pesquisa e conservação do macaco-prego-galego (Sapajus flavius) por mais de uma década. Esse primata já foi considerado um dos 25 primatas mais ameaçados do planeta e hoje se encontra em perigo de extinção nas listas vermelhas nacional e internacional. O projeto é coordenado pela professora Bruna Bezerra, do Departamento de Zoologia da UFPE, e executado em parceria com os estudantes e pesquisadores do Laboratório de Ecologia, Comportamento e Conservação da UFPE.

Professora Bruna Bezerra e o mascote do projeto

A escolha do município de Igarassu para a realização das atividades tem um motivo. Igarassu tem um papel-chave na conservação do macaco galego, visto que possui uma das áreas importantes para conservação da espécie no Centro de Endemismo Pernambuco. Durante a ação Galego nas Escolas, foram distribuídas ferramentas pedagógicas digitais para exploração do tema Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conservação da biodiversidade. Um desses instrumentos foi a “Cartilha de Atividades para Abordagem dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A cartilha foi um produto da equipe de extensão do Projeto Galego, e foi publicada pela Editora UFPE (disponível aqui).

Jovens, crianças e docentes comemoram atividades em Igarassu

Além disso, a ação também distribuiu um jogo em tamanho gigante contando a história da vida do macaco-galego, transformando as pesquisas científicas do projeto em uma linguagem acessível para crianças. Durante a ação, também foi apresentada uma peça com o tradicional teatro de bonecos de Igarassu em parceria com a equipe do Espaço Cultural Vovosito.

As atividades tiveram apoio da UFPE, da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco e da São José Agroindustrial. Vários parceiros também contribuíram para realização da ação, incluindo Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco, Agência de Meio Ambiente de Igarassu, Secretaria de Educação de Igarassu, Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE, Refúgio Charles Darwin, Rufford Foundation, Laboratório de Ecologia Comportamento e Conservação da UFPE, Ser meio Ambiente, e Juventude Lixo Zero.

Além de levar a ciência da UFPE para quatro escolas do município de Igarassu, houve exposição do projeto no hall do Centro de Biociências da UFPE.

Professora Bruna Martins Bezerra
Chefe do Departamento de Zoologia