Projeto “Capoeira com a UFPE” participa da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco com seminário de salvaguarda da capoeira

O evento, aberto e gratuito, será realizado na sexta-feira (18), no anfiteatro do CCSA às 18h

A capoeira, especialmente a roda de capoeira e o ofício de mestre, tem reconhecimento como patrimônio imaterial do Brasil, da humanidade e de Pernambuco. Para o ano de 2023, dada relevância da discussão de salvaguarda da capoeira, o projeto de extensão “Capoeira com a UFPE”, com parceria interinstitucional com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)-PE, realizará o I Seminário de Salvaguarda da Capoeira: Compartilhando Experiências com o Mestre Paulão Kikongo (RJ).

O evento será gratuito e aberto ao público, realizado no Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), das 18h às 22h, e integrará a programação oficial da 16ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e com a seguinte temática: Memórias do patrimônio cultural: entre legados e futuros.

O seminário é mais uma ação do projeto “Capoeira com a UFPE”, com parceria do Iphan-PE, que tem como objetivo abordar, no período da Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, questões de salvaguarda da capoeira no estado. Esta 1ª edição do seminário contará com a presença de Paulo Henrique Menezes da Silva, mestre de capoeira conhecido como “Paulão Kikongo” e uma das maiores referências da temática no Brasil. O evento será um processo dialógico coletivo e humanizado, pautado pela horizontalidade com os saberes e fazeres de detentores culturais da capoeira de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

Data da última modificação: 15/08/2023, 13:31