Notícias Notícias

Voltar

Programa de Funcionalismo Público da Fundação Botín recebe inscrições

Estudantes da UFPE podem ser candidatar

Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para a XV edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín. Os estudantes de graduação selecionados participarão de uma experiência formativa desenvolvida presencialmente entre outubro e novembro deste ano na Espanha e América Latina. Todos os custos de deslocamento, alojamento e manutenção durante o programa são cobertos pela Fundação Botín. A inscrição deve ser realizada no site da iniciativa.

O programa inclui conteúdos nas áreas de políticas públicas, ética pública, criatividade e inovação, liderança e competências pessoais, e tendências globais e sustentabilidade, com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre os principais desafios do serviço público e refletir sobre o papel do Estado hoje. Além disso, os participantes desenvolverão um projeto de inovação que responda a uma necessidade do seu meio social com base nos conhecimentos adquiridos durante a formação. Além das atividades desenvolvidas em torno dos princípios e competências profissionais do servidor público (sessões de trabalho em equipe, projetos de inovação, reuniões e visitas a instituições de referência, palestras públicas e oficinas de debate, sessões de coaching e oficinas de criatividade), os estudantes participam também de atividades esportivas, sociais e culturais, como o Caminho de Santiago.

Na edição deste ano, o candidato deve fazer o upload de um vídeo de até um minuto no YouTube demonstrando de forma original, inovadora e criativa a execução de uma ação de impacto a partir da pauta proposta pelo programa

Podem se candidatar estudantes universitários regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFPE, nascidos entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de dezembro de 2004, que tenham domínio da língua espanhola, possuam vocação para o serviço público e que tenham cursado entre 50% e 80% de seu curso, que não pode ter sido finalizado no momento da viagem (outubro de 2024). Serão levados em conta o desempenho acadêmico, experiência profissional, participação em projetos sociais e associativos, bem como o interesse do candidato em contribuir para o desenvolvimento do seu país e região.

Para obter a carta de apoio à candidatura da universidade, documento obrigatório exigido pela fundação, o estudante deve, até o dia 12 de maio, preencher o formulário on-line disponibilizado abaixo, anexando os documentos listados a seguir, em arquivo único pdf:
- RG/Certidão de Nascimento ou carteira de motorista, comprovando a data de nascimento;
- Histórico original atualizado emitido a partir de março de 2024 através do Sigaa, comprovando matrícula em componentes curriculares no semestre atual (2023.2). O discente deve haver completado ao menos um semestre no curso ao qual está atualmente vinculado. No histórico, não deve constar nenhuma reprovação e o aluno deve apresentar média igual ou superior a 7,00.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE salienta que este procedimento diz respeito apenas ao fornecimento da carta de aval/apoio à candidatura e que todos os procedimentos de candidatura em si são de responsabilidade do estudante e devem ser realizados no site da Fundação Botín. Ao enviar o formulário o aluno receberá um comprovante de preenchimento e deve aguardar um retorno da DRI enviando o documento ou informando sobre a inaptitude do estudante em atender aos critérios estabelecidos acima. O formulário de solicitação de carta de apoio da UFPE está disponível neste link (é preciso estar logado em um e-mail do domínio @ufpe para preencher o formulário).

Mais informações sobre o programa e inscrições
programaspbotin@fundacionbotin.org

Data da última modificação: 08/03/2024, 16:21