Prograd promove Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação

O evento tem como objetivo realizar uma avaliação do semestre 2023.1

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou hoje (6) o Fórum de Coordenadores de Graduação. O evento teve como principais objetivos realizar uma avaliação do semestre 2023.1 e promover uma escuta dos coordenadores sobre as demandas percebidas durante o semestre enquanto estiveram à frente dos cursos de graduação. O fórum foi realizado em formato on-line e contou com a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo, além da pró-reitora de Graduação, Magna Silva, e das as diretoras de Gestão Acadêmica, Kátia Cunha, e de Desenvolvimento de Ensino, Roseane Souza e Silva.

O evento foi aberto pelo reitor, que contextualizou o semestre e explicou a importância da reunião. “Nesse momento, damos prosseguimento à avaliação do semestre que está em andamento. Passamos por greve de transportes e muitas chuva. Então, vamos trabalhar para regularizar o semestre, fazendo ajustes no calendário. Por isso, é importante conversar com todas as coordenações para compreender quais são os pontos chaves desse processo pra que possamos melhorar”, afirmou Alfredo Gomes.

O reitor ainda chamou atenção para a importância do compartilhamento de informações sobre questões orçamentarias e de infraestrutura, dentre outras questões pertinentes à administração da universidade. Já a pró-reitora Magna Silva aproveitou para das informes sobre ajustes do calendário de 2023.2. “Para tentar otimizar o tempo, no final de novembro, vamos discutir o calendário de 2024 a fim de que, em 2025, tenhamos vida normal, com férias em janeiro e julho”, explica. Ela ainda informou que, em outubro, haverá mais um encontro com os coordenadores no Clube Universitário.

Para Moacyr, é fundamental ter uma conversa mais direta com todos os coordenadores da graduação. “Estamos regularizando ainda o calendário e precisamos dosar a velocidade disso. Tivemos um período com aulas muito tumultuadas, devido às chuvas. Precisamos ajustar a dinâmica da graduação e para isso é necessário manter esse contato sistemático com as bases para que vocês possam ter essa percepção de todos os colegas. A gente vai caminhando junto e montando a estrutura dos calendários para que a gente consiga voltar a tranquilidade do período pré-pandemia”, explica.

A reunião contou com a participação ativa dos coordenadores, que colocaram as suas ponderações sobre as necessidades dos cursos de graduação. Dentre as demandas colocadas, estão a necessidade de apoio a restaurantes nos centros acadêmicos e promoção de iniciativas de valorização dos estudantes para fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos com a UFPE.

Data da última modificação: 06/09/2023, 15:30