Professores e estudantes podem contribuir para pesquisa sobre literatura infantil afro-brasileira por meio de questionário

O questionário faz parte do estudo realizado pela estudante do curso de Pedagogia Camila Caroline Silva de Oliveira, da UFPE

Professores de Educação Infantil ou do Ensino Fundamental e estudantes de cursos da área de Educação podem contribuir para a realização da pesquisa “Sonhos de Dandara: Um mergulho na autoestima preta” respondendo às perguntas contidas neste formulário. O questionário faz parte do estudo realizado pela estudante do curso de Pedagogia Camila Caroline Silva de Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O projeto “visa fortalecer uma identidade racial desde a infância, com apresentação de personagens pretos em papéis de destaque, explorando livros de temática negra e multifacetados que carregam consigo uma importância significativa no processo educacional”, explica Camila.

“A literatura desempenha um papel crucial na formação das perspectivas e identidade das crianças. Nesse contexto, queremos entender como a presença de personagens negros é percebida, avaliando critérios de escolha, impacto na autoestima e nas vivências das crianças”, detalha a estudante.

A iniciativa de Camila é uma das propostas contempladas na Chamada Pública 07/2023 de Bolsas de Incentivo à Criação Cultural (BICC), que faz parte do Programa de Estímulo à Cultura (PEC), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) por meio da Diretoria de Cultura.

Como parte desse trabalho, já foi lançado um audiobook focado na autoestima das criançadas negras intitulado “A Aventura de Amahle na Terra dos Sonhos”, disponível no perfil da Proexc/UFPE no Spotify.

Camila Caroline Silva de Oliveira

camila.carolineo@ufpe.br