Professores e estudantes da UFPE participaram das Jornadas Arte/Educação 2023 em São Paulo

O evento foi realizado de 27 de novembro a 4 deste mês

Ao todo, 12 pessoas integraram a comitiva da UFPE

Professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPE e arte-educadores da Escolinha de Arte do Recife participaram, de 27 de novembro a 4 deste mês, das Jornadas Arte/Educação 2023, realizadas mediante parceria do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Arte e Inclusão (Gefai) da UFPE com a Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Os coordenadores das jornadas foram as professoras Dália Rosenthal e Maria Christina de Souza Lima Rizzi, do Departamento de Artes Plásticas, da Escola de Arte e Comunicação (ECA) da USP), e o professor Everson Melquiades Araújo Silva, do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Centro de Educação da UFPE.

Com a temática “Os ateliês e suas práticas arte-educativa”, o evento foi desenvolvido a partir de diferentes ações realizadas na ECA/USP e em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

Na ECA/USP, os membros da comitiva da UFPE tiveram a oportunidade participar de oficinas, palestras, conferências, além de apresentar as suas pesquisas nos grupos de trabalho (GT). Entre as atividades realizadas destacamos a conferência “Mediação como atenção e escuta”, da professora Tarcila Lima da Costa, do Departamento de Artes e Representação Gráfica, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Unesp (Campus de Bauru) e a palestra “Arte e Experiência na Educação Infantil”, da professora Ana Helena Rizzi Cintra, da Creche Pré-Escola Saúde/USP.

Entre os trabalhos apresentados nos GTs destacam-se a pesquisa “Ressignificar: Paulo Freire e a Escolinha de Arte do Recife”, da professora Teresinha Maria de Castro Vilela, do Programa de Pós-Graduações em Artes Visuais Associado UFPE/UFPB. A mestranda Charbele Julia Ferreira Lins, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, apresentou o trabalho “O que revelam as pesquisas acadêmicas acerca das representações sociais sobre o ensino de arte na Educação Infantil?”. Já Tássio Melo, estudante do curso de licenciatura em Artes Visuais, apresentou a pesquisa “O retorno a concha: uma exposição de audiodescrições de Artes Visuais na Escolinha de Arte do Recife”. Por fim, a estudante Priscila de Santana Melo, do curso Pedagogia da UFPE, apresentou a pesquisa “Memórias das infâncias: a conservação do acervo de arte infantil da Escolinha de Arte do Recife”.

Nos museus, teatros, centros culturais, livrarias, bibliotecas e festas culturais da cidade de São Paulo, a comitiva teve a oportunidade de ver exposições, espetáculos de dança e teatro. Entre as exposições mais significativas estão: “Coreografias do Impossível”, na 35ª Bienal de Arte de São Paulo; “Ensaios para o Museu das Origens”, no Itaú Cultural e no Instituto Tomie Ohtake; “Dos Brasis”, no Sesc Belenzinho; e “Histórias Indígenas”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

A participação dos estudantes da graduação nas Jornadas Arte/Educação 2023 foi possível através do apoio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), através da Portaria Normativa nº 02/2022-Proaes/UFPE.

Em fevereiro de 2024, a comitiva vai organizar um seminário para socializar com a comunidade acadêmica da UFPE a experiência nas Jornadas Arte/Educação 2023, bem como produzirá um catálogo sobre o evento.

Data da última modificação: 12/12/2023, 15:40