Professores do DEE da UFPE participam do Encontro CPFL de Mobilidade Elétrica

Evento contou com dois painéis sobre o tema em que foram compartilhados estudos, novas tecnologias e tendências

Os professores Pedro Rosas, Luiz Henrique e José Castro, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE, participaram, no dia 20 deste mês, do encontro “CPFL de Mobilidade Elétrica”, evento realizado em Campinas (SP), para debater os desafios da mobilidade elétrica. O encontro foi marcado pela inauguração do projeto Eletroposto Sustentável e contou com dois painéis sobre o tema em que foram compartilhados estudos, novas tecnologias e tendências. No YouTube, há um vídeo sobre o encontro.

Docentes debatem desafios da mobilidade elétrica

O projeto Eletroposto Sustentável foi desenvolvido no âmbito do projeto “Soluções de Suporte à Expansão da Infraestrutura de Recarga de Veículos Elétricos (VEs): Eletropostos Integrados à Tecnologia Nacional de Baterias (Chumbo-Carbono, PbC) e Sistemas Fotovoltaicos (FV)”. O projeto foi aprovado na chamada estratégica nº 022/2018 do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como proponente a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) e como entidades executantes a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - entidade responsável pela coordenação, o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), a Acumuladores Moura e o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI). A Decathlon participa do projeto por meio da formação de uma parceria institucional.

O principal objetivo da iniciativa foi o desenvolvimento de um eletroposto sustentável, composto por estações de recarga rápida, armazenamento de energia em baterias (chumbo-carbono) e sistema fotovoltaico integrados através de um sistema de gerenciamento de energia (SEM – Energy Management System). A solução implementada tem demonstrado que é possível criar um ecossistema de recarga para veículos elétricos ambientalmente amigável e com a energia proveniente de uma fonte limpa, por meio da geração solar fotovoltaica.

As estações de recarga rápida de elevada potência (duas estações de 60 kW em corrente contínua + 22 kW) são gerenciadas com uma estratégia de limitação de potência e o suporte operacional do sistema de baterias (com células de Chumbo-Carbono de fabricação nacional), resultando em um empreendimento com baixo impacto elétrico na rede de distribuição. É possível carregar simultaneamente até seis veículos, três em cada estação de recarga.

Além do Eletroposto Sustentável instalado na Rodovia Dom Pedro em Campinas (SP), foi implantada uma Prova de Conceito (modelo equivalente em escala reduzida - instalado em Belo Jardim - PE) e criado um laboratório para monitoramento dos ativos instalados via sistema supervisório com técnicas de IoT (o Laboratório de Armazenamento e Mobilidade, instalado no Campus Recife da UFPE).

Pela UFPE, são pesquisadores principais do projeto Luiz Henrique Alves de Medeiros, Leonardo Rodrigues Limongi, Fabrício Bradaschia, Pedro André Carvalho Rosas, Márcio Evaristo da Cruz Brito, Gustavo Medeiros de Souza Azevedo, Alexander Barros Lima, José Filho da Costa Castro, Geraldo Leite Maia Junior, Davidson da Costa Marques, Placido Nilo Muniz do Nascimento, Fernando Luiz Xavier, Felipe Jose de Coimbra Pinto Gouveia, Camila Mendes Bandeira e Nestor Medina Giraldo.

Data da última modificação: 27/10/2023, 12:19