Professores da UFPE debatem a busca de soluções de descarbonização na Rio Innovation Week 2023

A mesa-redonda contou com a participação de profissionais da área de P&D da indústria de óleo e gás

Docentes apresentaram no evento projetos de sustentabilidade

Os professores Pedro Rosas e Douglas Barbosa, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPE, participaram, no dia 4 deste mês, de uma mesa-redonda no Rio Innovation Week 2023 para discutir o tema “A cooperação entre academia e corporações alavancando o desenvolvimento de soluções de descarbonização”. A mesa-redonda, que contou ainda com a participação de profissionais da área de P&D da indústria de óleo e gás, buscou avaliar como a academia pode suprir a indústria de soluções que venham ao mesmo tempo agregar valor em suas operações e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

“Uma maior integração entre as duas instituições é essencial para que a cooperação entre academia e indústria gere produtos que saiam do papel e tragam ganhos efetivos toda a sociedade. Essa relação é proveitosa pois disponibiliza às corporações um conjunto de pessoas com grande capacidade intelectual nas mais diversas áreas do conhecimento e permite que os nossos estudantes trabalhem motivados pelo desenvolvimento de soluções para problemas reais do mercado”, ressalta o professor Douglas Barbosa.

“Um evento dessa magnitude foi uma excelente oportunidade para divulgação de nossos projetos relacionados à sustentabilidade e descarbonização da matriz elétrica, assim como para estabelecimento de parcerias com startups, fornecedores de equipamentos e soluções, instituições de pesquisa e empresas, que possam agregar valor aos nossos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirma o professor Pedro Rosas.

Atualmente, os docentes coordenam diversos projetos envolvendo o tema sustentabilidade, nas áreas de energias renováveis, eficiência energética, mobilidade elétrica e hidrogênio verde. Um dos projetos desenvolvidos, o H2Green, fruto de uma colaboração com a indústria, conta com uma equipe de cerca de 20 pessoas entre pesquisadores e estudantes de mestrado e graduação da UFPE e terá como um de seus produtos a implantação de uma planta-piloto de produção de hidrogênio verde em uma usina termoelétrica a gás localizada no interior do estado do Maranhão. “O H2Green é um dos exemplos de sucesso dessa cooperação entre academia e indústria. Nesse projeto, os alunos passarão por diversos estágios de aprendizado, passando pelo design, planejamento, dimensionamento de equipamentos, testes e partida da planta, tendo uma visão global das atividades de engenharia e vendo, ao final, uma planta industrial real produzindo hidrogênio para descarbonizar as atividades da usina”, pontua Douglas Barbosa.

Contando com mais de 200 expositores, 27 conferências e 1.700 palestras, o Rio Innovation Week é considerado um dos maiores e mais importantes eventos de inovação da América Latina, recebendo a atenção de mais de 125 mil pessoas e tendo como compromisso o incentivo à tecnologia e inovação como impulsionadores de novos negócios. Estima-se que o evento tenha capacidade para geração de mais de 1 bilhão de reais em novos negócios.

Data da última modificação: 09/10/2023, 16:49