Professores da UFPE lançam livro Educação Física na Adolescência

Obra começou a ser elaborada em 2009, quando os autores decidiram pesquisar a prática da Educação Física no Ensino Médio

O livro “Educação Física na Adolescência” será lançado no próximo dia 26, às 16h, no auditório do Centro de Educação (CE). A obra foi organizada pelo professor José Luis Simões (organizador), do CE, e também conta com a participação dos professores Edilson Fernandes de Sousa, Daniely Gomes Vieira de Sousa, Abraão Diego Gomes Gonzaga, Izabel Adriana Gomes de Sena e Rosimar Marcelino de Freitas.

“Educação Física na Adolescência” começou a ser elaborado em 2009, quando os autores decidiram pesquisar a prática da Educação Física no Ensino Médio. O livro nasce com objetivo de ampliar as reflexões dos professores, estudantes e pesquisadores interessados em aprofundar a importância da Educação Física para o público adolescente. Traz discussão teórica sobre a importância de atividades físicas na adolescência e pré-adolescência, discute a legislação da área e sugere uma série de conteúdos para as aulas de Educação Física nas escolas.

O livro aparece num momento bastante propício para o debate sobre os conteúdos do ensino médio, tendo em vista que, a partir de 2009, os conteúdos de Educação Física passaram a ser cobrados no Enem. Por outro lado, a Medida Provisória 746/16 estabeleceu a Reforma do Ensino Médio com consequências para a Educação Física e a formação integral dos estudantes. Assim, os autores esperam que o livro seja um instrumento para defender a Educação Física como componente curricular obrigatório do Ensino Médio, pois têm convicção de sua importância na formação integral do ser humano.

Data da última modificação: 23/10/2017, 15:05