Professoras da UFPE participam de evento da SBQ em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e das Mulheres e Meninas na Ciência

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) - Regional Pernambuco promoveu evento especial no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, no dia 8 deste mês, em celebração ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Destinado a inspirar novas gerações, o evento contou com a participação de três professoras do Departamento de Química Fundamental da UFPE: Claudete Fernandes Pereira, Nathalia Bezerra de Lima e Laís Araújo Souza.

Docentes e alunas envolvidas com a ciência e a Química

Sob o título “Representatividade na ciência importa”, uma mesa-redonda foi realizada, abordando temas como igualdade de gênero na ciência, a contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico e os desafios enfrentados pelas cientistas negras.

Além das docentes, o evento teve a participação de 210 estudantes de diversas escolas públicas, promovendo assim a interação entre a academia e a comunidade escolar. Vieram estudantes de instituições como Erefem Jornalista Costa Porto, Colégio de Aplicação da UFPE, Escola Municipal Pedro Bezerra da Silva, Escola de Aplicação Professor Chaves, entre outras, que participaram ativamente, enriquecendo o debate e ampliando seus horizontes no campo da ciência e da igualdade de gênero.

O evento foi organizado pelas professoras Maria José de Filgueiras Gomes, do Departamento de Química da UFRPE, que exerce o cargo de secretaria-regional da SBQ/PE; Claudete Fernandes Pereira, do Departamento de Química Fundamental da UFPE, que exerce o cargo de vice-secretária regional da SBQ/PE; e Nattany Tayany Gomes de Paula, do Departamento de Engenharia Química da UFPE, que exerce o cargo de  tesoureira da Secretaria Regional da SBQ/PE.

Na ocasião, foi realizada uma homenagem à professora Ana Paula Paim, do Departamento de Química Fundamental da UFPE, por sua contribuição para o estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas. As estudantes Sarah Félix Roberto e Larissa Vitória Moura da Costa receberam uma placa alusiva ao êxito nas Olimpíadas de Química.

A presença das professoras da UFPE e a participação expressiva dos estudantes demonstram o compromisso da universidade com a promoção da equidade e o estímulo ao desenvolvimento científico, especialmente entre as mulheres e meninas.

Data da última modificação: 14/03/2024, 08:32